Manuel Luís Goucha é um dos apresentadores de televisão mais acarinhados pelo público. Está há mais de uma década à frente do programa das manhãs da TVI, que tem coordenado com vários programas ao domingo à noite e a apresentação de reality shows.

Agora, com 65 anos, revela numa entrevista à “Nova Gente” que o seu contrato com a estação termina daqui a três anos e que está consciente de que, mais cedo ou mais tarde, terá de abandonar a televisão.

“As pessoas essencialmente agradecem a alegria e eu sou muito feliz a fazer televisão”, começou por dizer. “Não se mente em televisão. Eu estou nas manhãs das pessoas há 30 anos e sem parar. Essencialmente pedem isso, que não deixe de ser quem sou”.

Em relação ao contrato com a TVI, revela-se tranquilo e diz que quando chegar a altura de o discutir “logo se vê”.

65 fotografias de Manuel Luís Goucha para assinalar o seu 65.º aniversário
65 fotografias de Manuel Luís Goucha para assinalar o seu 65.º aniversário
Ver artigo

“Garantidamente, se tudo correr bem, eu tenho um contrato de mais três anos para cumprir com a TVI. Não faço tensões de romper com este contrato”, explicou. “Eu estou feliz a fazer televisão, eu sou feliz. Eu sou feliz a fazer televisão, eu sou feliz porque tenho a vida que quis para mim”.

Sobre o que poderá vir a fazer depois da televisão, Goucha revela que quer entreter-se com outros projetos e não passar a vida a descansar. “Eu não penso muito em termos de futuro. Penso que um dia vou ter de abrandar e vou ter de deixar a ribalta. Tranquilamente, porque tenho outros projetos e outras coisas para fazer, nomeadamente no Alentejo. Tenho outros negócios. O negócio do azeite, o negócio dos cavalos”, acrescentou.

A juntar a isto, o apresentador poderá também dedicar-se aos livros. “Há muita coisa para fazer. Há livros que quero fazer. Agora, durante três anos, eu tenho de estar a fazer televisão diariamente”.