20 de janeiro de 2020, às 14h55m19s, em Lisboa

Aquário representa a queda do ego e da individualidade isolada. Põe o seu eu ao serviço do coletivo e já não se vê mais separado do mesmo. Começa a sentir-se parte igual de uma estrutura universal. O conceito de coletividade está sempre presente. Quebra as limitações do ontem para abrir um novo amanhã.

Dotado de um intelecto vivo e desperto, e de um talento especial para fazer projetos, o aquariano é um inovador e não se prende às convenções. Regido por Úrano, um dos deuses mais irreverentes e eletrizantes, adora romper com o poder constituído. As ideias novas e progressistas seduzem-no, pode ser um tanto visionário, mas acaba por sofrer com a incompreensão.

Quiz. Se percebe de signos tem a obrigação de acertar em pelo menos 12 destas 15 perguntas
Quiz. Se percebe de signos tem a obrigação de acertar em pelo menos 12 destas 15 perguntas
Ver artigo

O aquariano caminha a um ritmo diferente e costuma sentir-se meio extraterrestre neste planeta. As suas ideias são elaboradas a partir de modelos abstratos e a sua imaginação acelerada não para de voar. Por ficar permanentemente ligado, pode ter dificuldade em relaxar. Gosta de deixar espaço para o imprevisto e evita planear com antecedência, preferindo decidir em cima da hora, ao sabor do momento.

Costuma defender a liberdade no seu discurso, e a sua interação com as pessoas é amigável e sem preconceitos. Tem uma natureza impessoal e distante, teme a intimidade nos relacionamentos e está sempre à procura de desculpas para afastar os outros. Embora sociável e alegre, sente uma grande necessidade de solidão e gostaria de seguir o seu caminho sem se deixar afetar pelo status quo, livre de vínculos que podem acorrentar-se a uma rotina monótona.

O relaxamento é essencial para o seu bem-estar físico. O excesso de energia emocional pode prejudicar o seu sistema nervoso e a sua vitalidade pode sofrer mudanças bruscas. Costuma ter uma propensão aos espasmos, sobretudo nas vias respiratórias. Tem também uma tendência a palpitações cardíacas e a problemas circulatórios.

Sandra Costa é astróloga e psicoterapeuta.