É um dos filmes mais aguardados pelos fãs de cinema. Falamos de "O Farol" que, além de contar com um grande papel dramático de Robert Pattinson, que ainda gera dúvidas em espectadores mais céticos depois da saga "Crepúsculo", está também nomeado para os Óscares na categoria de Melhor Cinematografia — onde vai a votos juntamente com "1917", "Era Uma Vez... em Hollywood", "O Irlandês" e "Joker".

O filme de Robert Eggers estreou-se em meados de maio na 72.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, em França, e nas salas de cinema dos Estados Unidos da América em outubro. Filmado em 35mm e a preto e branco, "O Farol" era apontado como um dos filmes mais importantes de se ver em sala — mesmo que a projeção não fosse em 35mm.

No entanto, e embora o filme tenha sido exibido no Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), que decorreu entre 15 e 24 de novembro, não havia indícios de que "O Farol" pudesse estrear-se comercialmente nas grandes salas de cinema portuguesas.

Mas ao que conseguimos confirmar, o filme vai mesmo chegar a Portugal pela Medeia Filmes. Contactado pela MAGG, o departamento de comunicação da Medeia Filmes garantiu a exibição do filme nas salas do Espaço Nimas, em Lisboa, já a partir de 27 de fevereiro, mas adianta que, nesta primeira fase, ainda estão a ser acertados os horários das sessões.

No entanto, a exibição é exclusiva à Medeia Filmes, que diz que, embora o filme seja distribuído pela NOS Audiovisuais, não vai contar com uma estreia comercial nas várias salas de cinema do País.

À MAGG, Isabel Lima, diretora de Marketing da NOS Lusomundo Audiovisuais, diz que a cedência do filme aconteceu depois de Paulo Branco, produtor, responsável pela Medeia Filmes e diretor do LEFFEST, ter demonstrado interesse na sua exibição após a NOS Audiovisuais o ter cedido para exibição no festival.

"Bombshell". O filme sobre o escândalo sexual da FOX News já tem um teaser  — cheio de tensão
"Bombshell". O filme sobre o escândalo sexual da FOX News já tem um teaser — cheio de tensão
Ver artigo

"Não é inédito que determinados filmes, com determinadas características, sejam distribuídos em regime de exclusividade com um exibidor específico. Reconheço ser uma prática regular no mercado, com os diferentes exibidores, e, em meu entender, a bem dos filmes, caso contrário não teriam hipótese de ser explorados comercialmente", explica.

Por ter sido Paulo Branco a promover "O Farol" no seu festival de cinema, Isabel Lima diz que "dita a lógica e o bom senso que possa ser ele também a ter o exclusivo da exploração comercial do filme" em Portugal.

"O Farol", com Robert Pattinson e Willem Dafoe nos papéis principais, conta a história de dois faroleiros que, no final do século XIX, tentam manter a sanidade mental à medida que o tempo vai passando e se encontram sozinhos e isolados do resto do mundo numa ilha remota e misteriosa.