Primeiro foi o comunicado onde os duques de Sussex anunciaram a decisão de se afastar da família real britânica e o desejo de se tornarem financeiramente independentes. Depois as notícias que davam conta de um mal-estar dentro de uma das famílias mais populares do mundo. E posteriormente, foi a própria rainha a emitir um anúncio onde explica que se chegou a um consenso e que compreende que depois de vários anos de um “escrutínio intenso”, Harry e Meghan queiram uma vida mais independente.

Um dia depois deste comunicado, o príncipe Harry marcou presença no evento de uma associação de caridade, em Londres. Mas, antes do discurso sobre a mesma, o príncipe fez questão de falar sobre as mais recentes novidades.

“Antes de começar, devo dizer que imagino o que vocês têm ouvido ou lido nas últimas semanas. Por isso quero que ouçam a verdade vinda de mim, tanto quanto eu puder compartilhar. Não como um príncipe ou como um duque, mas como Harry, a mesma pessoa viram crescer nos últimos 35 anos, mas com uma perspetiva mais clara”, começou por dizer.

Harry, Meghan Markle e a rainha Isabel II chegam a acordo histórico
Harry, Meghan Markle e a rainha Isabel II chegam a acordo histórico
Ver artigo

“O Reino Unido é minha casa e é o lugar que eu mais amo. Isso nunca vai mudar. Eu cresci a sentir o vosso apoio e vi como receberam a Meghan de braços abertos ao ver-me encontrar o amor e a felicidade que eu esperava. Sei que vocês me conhecem o suficiente para acreditarem e confiarem que a mulher que escolhi como esposa tem os mesmos valores do que eu. É a mulher por quem me apaixonei”, continuou. “Nós fazemos de tudo para honrar a bandeira e cumprir os nossos papéis com orgulho. Quando eu e a Meghan casámos, ficámos empolgados, esperançosos, e estávamos aqui para vos servir”.

O filho mais novo da princesa Diana explicou ainda que a decisão de se afastarem da família real não tinha sido tomada “de ânimo leve”, acrescentando também que “realmente não havia outra opção”.

“O que eu quero deixar claro é que não estamos a ir embora, claro que não. A nossa esperança é continuar a servir a rainha, a comunidade e as minhas associações, mas sem o financiamento público. Infelizmente, não foi possível que assim fosse. Aceitei, sabendo que isto não muda quem eu sou e o quanto estou comprometido com as minhas causas. Espero que isto vos ajude a entender o que aconteceu. Afastei-me da minha família e de tudo o que já conheci para dar um passo à frente e espero conseguir ter uma vida mais pacífica. Mas é uma honra servir a rainha e o meu país”.