Melhora a concentração, aumenta a capacidade para falar um idioma estrangeiro, aumenta o vocabulário e a destreza linguística. Muitos estudos têm apontado as vantagens em ler histórias de embalar aos miúdos. Eles gostam, os pais nem sempre. E se houvesse alguém que pudesse ler pelos educadores? FYI: há e a tarefa não é executada por uma pessoa qualquer.

A partir de uma estação espacial — portanto, do espaço — astronautas filmam-se a ler histórias infantis conhecidas aos miúdos, para que estes as possam ouvir antes de dormir. A iniciativa tem nome. Chama-se Story Time From Space e faz parte do projeto da NASA Global Space Education Foundation. Foi criada por Patricia Tribe, educadora e ex-diretora de educação do Space Center Houston, e por Benjamin Alvin Drew Jr, conta o site "Bored Panda".

10 atividades para manter os miúdos afastados dos ecrãs
10 atividades para manter os miúdos afastados dos ecrãs
Ver artigo

O modo de funcionamento é bastante simples: os livros são entregues à Estação Espacial Internacional, onde os astronautas estão a trabalhar em missões variadas. Entre tarefas, leem as tais histórias e gravam-se, colocando o vídeo no canal de YouTube da iniciativa.

Tudo começou a propósito de investigações nas áreas de alfabetização e habilidades científicas nos Estados Unidos, que a levaram a concluir que as duas áreas precisavam de ser melhoradas nas crianças. Assim, juntou os dois mundos e ligou a ciência à leitura através de astronautas e livros STEM, que garantem que toda a informação que é passada aos miúdos é fidedigna.

"Não queremos perpetuar nenhuma informação incorreta", explicou Tribe, citada pelo "The Huffington Post". O primeiro livro a fazer parte da iniciativa foi o "Max Goes to the Moon" ("O Max vai à Lua"), que fala sobre a ida do homem à lua. Foi lido em 2015, altura em que o projeto se estreou. Os astronautas também fazem experiências científicas em vídeo para que os miúdos possam assistir.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.