Santa Cruz vai ser a primeira localidade do concelho de Torres Vedras a ter uma praia dedicava para cães. Segundo uma sugestão da Divisão do Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, o local escolhido foi a praia das Amoeiras por cumprir todos os requisitos mínimos para efeito.

É que além de se tratar de uma praia designada como não balnear e, por isso, ter poucos banhistas, tem ainda uma grande proximidade com o centro urbano de Santa Cruz e um areal extenso para que os cães possam andar, correr e brincar livremente.

Além disso, a praia das Amoeiras distingue-se também pelo acesso independente através de outra praia e pela possibilidade de estacionar os carros à entrada. Segundo a publicação "Torres Vedras Web", um jornal online dedicado a trazer as novidades do concelho de Torres Vedras a todos os cidadãos, a abertura desta praia para cães já terá sido discuta numa das várias reuniões da autarquia e deverá ser aberta ainda no verão de 2020.

Qual a melhor raça de cães por tipo de pessoa?
Qual a melhor raça de cães por tipo de pessoa?
Ver artigo

Apesar disso, a mesma publicação escreve que, durante a presença de cães na praia, há algumas regras de segurança que devem ser cumpridas para garantir a segurança dos restantes animais e pessoas.

O uso de coleira ou peitoral, bem como açaime ou trela e outros meios de contenção para cães de raça perigosa, são obrigatórios — assim como o registo e licenciamento do animal, juntamente com a existência de um boletim de vacinas e prova de identificação eletrónica.

Além disso, e tal como acontece nas ruas, os tutores dos cães são ainda obrigados a recolher os desejos dos animais sob pena de serem sujeitos ao pagamento de uma multa.

Apesar de a proposta já ter sido feita, fica a faltar apenas a decisão da Capitania do Porto de Penice e da Agência Portuguesa do Ambiente.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.