Adotar um estilo de vida mais saudável pode ajudá-lo a evitar doenças por mais uma década. Pelo menos é esta a conclusão de um novo estudo publicado na revista científica "British Medical Journal" em janeiro, que diz que quem opta por cerca de 30 minutos de exercício físico diariamente ou por beber moderadamente, tem maior probabilidade de evitar problemas como cancro, diabetes e ou doenças cardiovasculares.

A investigação, desenvolvida em conjunto por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, e cientistas da Universidade de Ciências Aplicadas de Amesterdão, nos Países Baixos, recolheu dados de mais de 110 mil pessoas para obter os resultados.

Para isso, definiram que as pessoas com um estilo de vida saudável eram aquelas que correspondessem a, pelo menos, quatro destes fatores: não fumavam, tinham um índice de massa corporal saudável, bebiam moderadamente, tinham uma dieta equilibrada e faziam cerca de 30 minutos de exercício físico por dia.

Anda sempre de chávena de chá na mão? Pode viver mais tempo, diz estudo
Anda sempre de chávena de chá na mão? Pode viver mais tempo, diz estudo
Ver artigo

Foi através deste parâmetros que os investigadores se propuseram a analisar até quanto tempo uma pessoa com 50 anos poderia viver sem quaisquer tipo de doenças. Em média, os resultados mostraram que mulheres com estilos de vida saudáveis poderiam viver mais 34 anos sem doenças. Este valor baixa consideravelmente para 23 anos para todas as mulheres que não tenham nenhum destes hábitos diários.

Já os homens podem, em média, viver 31 anos mais a partir dos 50 sem quaisquer doenças. No entanto, este número baixa para 23 anos no caso de não seguirem nenhum dos hábitos de estilo de vida saudável.

A investigação conclui ainda que aqueles que estavam mais suscetíveis de desenvolver problemas como cancro, diabetes ou doenças cardiovasculares eram homens que fumassem mais de 15 cigarros por dia e mulheres com um índice de massa corporal acima dos 30.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.