A rainha Isabel II, o filho Carlos e os netos Harry e William, reuniram-se esta segunda-feira, 13 de janeiro, para decidir o futuro dos duques de Sussex, depois de estes anunciarem a vontade de afastarem-se da família real.

Depois da reunião saiu um comunicado onde a rainha anuncia que dá permissão a Harry e Meghan Markle para viverem no Canadá. Este era um dos objetivos dos duques, conforme a descrição que publicaram na conta oficial de Instagram esta quarta-feira, 8 de janeiro: "Planeamos dividir o nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar o nosso dever para com a rainha, a Commonwealth e os nossos patrocínios".

Além de já terem expressado a intenção de se mudarem para o Canadá, a ligação a este país está relacionada com o facto de ser o local onde Meghan passou parte da sua vida antes de se casar com Harry. Meghan não esteve presente na reunião com a rainha para estar junto do filho, Archie, no Canadá, para onde viajou logo após o anúncio que surpreendeu o mundo.

10 vezes em que a imprensa tratou Meghan Markle e Kate Middleton de forma diferente
10 vezes em que a imprensa tratou Meghan Markle e Kate Middleton de forma diferente
Ver artigo

"Hoje a minha família teve discussões muito construtivas sobre o futuro do meu neto e da sua família. A minha família e eu apoiamos totalmente o desejo de Harry e Meghan de criarem uma nova vida como uma família jovem que são. Ainda que preferíssemos que tivessem continuado a trabalhar a tempo inteiro como membros da família real, percebemos o seu desejo de viver uma vida mais independente como família, sem deixarem de ser uma parte valiosa da minha família", começa por dizer o comunicado que resultou da reunião.

A rainha Isabel II afirmou que haveria um período de transição, "no qual os Sussex passarão tempo no Canadá e no Reino Unido", refere.

Na conclusão do comunicado, Isabel II reconhece que este é apenas o inicio da mudança e que os próximos dias serão decisivos: "Estes são temas complexos que a minha família deve resolver e ainda há muito trabalho por fazer, e, por isso, pedi que sejam tomadas decisões nos próximos dias".