No episódio deste domingo, 12 de janeiro, Ljubomir Stanisic ruma até Viseu. É lá que fica a Casa das Francesinhas – um restaurante que precisa desesperadamente de ajuda para não afundar. Os problemas são vários. O primeiro tem que ver com a sazonalidade, uma vez que o estabelecimento apenas tem lucro durante a famosa festa de São Mateus. Nos restantes meses do ano o lucro mal paga as despesas.

A comunicação entre o casal que explora o restaurante também não é a melhor – e isso faz com que os respetivos serviços que ocupam acabem por não dar certo. Fátima está na cozinha e Zé Carlos está na sala. Este será outros dos problemas que Ljubomir terá de resolver.

Depois, e como o nome indica, este deveria ser o local para comer uma boa francesinha. Mas aparentemente não o é. Segundo as várias críticas que encontrámos, este é considerado por alguns clientes como um sítio a evitar para degustar esta iguaria. Há quem diga que as de supermercado são melhores ou que a versão vegetariana não agrada.

“Pesadelo na Cozinha”. Tudo o que aconteceu no Casa Azul, o restaurante de “tapas” do Algarve

Mas não tome o nosso discurso por garantido. Conheça algumas das críticas feitas ao restaurante a Casa das Francesinhas por clientes que já por lá passaram.

Google. 113 avaliações, pontuação média: 3,6/5

O que se diz de mal

“Até as francesinhas que vendem já feitas nos supermercados, que já são horríveis, são melhores que estas”.
Andre Iglésias, 1 estrela

“Para um local com este nome era de esperar que a francesinha fosse no mínimo decente, o que neste caso é totalmente o oposto. Dizer que é a pior francesinha que já provei e que provavelmente vou provar é dizer pouco. Tudo nesta francesinha era mau desde o pão recesso, a carne mal passada, o queijo duro, o molho mal confecionado e sem sabor, todos os ingredientes péssimos. Enfim, parece que o objetivo desta casa de francesinhas é confecionar a pior francesinha possível”
Bart Luvidich, 1 estrela

“Muito mau serviço, empregados e gerência arrogantes. Serviram-me a comida muito mal. Desde a salada de polvo, que em vez de polvo era “pota”. As doses que reduziram para repor a mesa do lado (tudo para venderem mais doses). Conclusão final este dito restaurante: é uma tristeza. Não aconselho, nem a comer de graça”.
Armando Rodrigues, 1 estrela

“Tempo de espera elevado, falta de organização, pratos muito mal servidos e qualidade muito fraca”
Luís Gomes, 1 estrela

“Tendo em conta que o nome do restaurante é “Casa das Francesinhas” pensei que estava a fazer a escolha certa ao pedir uma. Nunca estive tão errado”.
Franscisco Aparício, 1 estrela

O que se diz de bem

“Uma das melhores opções para se comer em Viseu. Tudo aqui é bom. Carnes e peixes sempre de alta qualidade. Serviço super simpático e atencioso. Se estiver pela área, não deixe de almoçar ou jantar aqui e me agradeça depois”.
Felipe Ferreira, 5 estrelas

“Simplesmente perfeito. Comida excelente e um empregado muito atento”
Alexandre VAL, 5 estrelas

“Bom restaurante, com bom atendimento. Dão umas entradas fora do comum mas muito boas. E os pratos vêm com bastante comida, normalmente uma dose chega para 2, dependendo da pessoa”.
StormH9, 4 estrelas

“Gostei da francesinha e o pessoal é muito simpático e prestável”.
Rui Carvalho, 4 estrelas

“Lombinhos de vitela excecional! Muito bom mesmo! Parabéns!”
Rui Reis, 5 estrelas

“Pesadelo na Cozinha”. Tudo o que se diz na internet sobre a Casa Azul

TripAdvisor. 21 avaliações, pontuação média: 2,5/5

O que se diz de mal

“Das piores francesinhas já alguma vez comidas. Molho horrível, consegue ser pior que o de frasco. O que escapa é a simpatia dos empregados”.
Cristiano C., 1 ponto

“Mau demais. Fui com a minha esposa almoçar a este restaurante que tem de nome Casa das Francesinhas. Não entendendo bem o porquê. As francesinhas são do mais mal confecionado que há, a carne de vitela e de porco são de uma má qualidade terrível, o ovo super passado e as batatas tinham sido re-fritas, estavam velhas e escuras. Mandei a comida para trás. Terrível”.
rogerioc261, 1 ponto

“Molho com sabor forte. Fraca qualidade da carne (vitela) para uma francesinha de nome. Sinceramente não recomendável”.
GlobeTrotting819893, 1 ponto

“Desloquei me a este suposto restaurante em família quando me servem uma comida terrível sem sabor algum no caso de uma massa a moda de Viseu, como também uma salada de polvo que afinal trazia “pota” em vez de polvo. As entradas todas remeladas, e uma garrafa de água já aberta (encheram com água de torneira). As doses diferentes da mesa ao lado, a parte em que a gerência foi desonesta para com nós. Um insulto à restauração. Péssimo lugar”
armandorodrigues20, 1 ponto

“Procurei uma francesinha vegetariana. Vi os comentários anteriores e tentei não fazer juízos. Mas efetivamente o molho é muito forte e pouco natural, o interior da francesinha são aqueles legumes chineses congelados. As batatas fritas também congeladas e estavam frias. Não é um bom lugar para comer francesinha vegetariana – pelo menos para vegetarianos”.
anaroqueambifuga, 2 pontos

O que se diz de bem

“Muito bom, relação qualidade preço fantástica. Recomendo, claramente as melhores francesinhas de Viseu”.
Trip796266, 5 pontos

“Pessoas muito simpáticas, comida caseira, barato, perto da Feira de São Mateus. Será um bom sítio para ir antes da Feira!”.
T7029YJjorgem, 5 pontos

“Excecional. Restaurant com várias vertentes. Cozinha tradicional de bom gosto com um toque de cozinha moderna. Higiene, sabores múltiplos e boa disposição. Empregados em formação contínua mas sempre bem-dispostos. Preços acessíveis e acima da média preço/qualidade. T-bonne de carne maturada sob reserva”.
franciscor699, 4 pontos

“Restaurante descoberto ao acaso. Os pratos são excelentes e muito bem servidos. Apesar do nome, o menu esta recheado de pratos típicos da região, tem cabrito a Lafões, entre outros”
ErmST, 4 pontos

“É uma francesinha muito boa. A cerveja podia estar mais fria. O serviço de esplanada deveria ter uma pessoa exclusiva”.
Imilet, 4 pontos