Depois de ter lançado bebidas e iogurtes vegetais, gelados sem lactose e até empadas e croquetes vegetarianos, chega agora mais uma novidade ao Pingo Doce. Os hambúrgueres que se assumem como ao estilo da carne de frango ou vaca, são na verdade 0% carne.

O Pingo Doce é a primeira cadeia de supermercados a lançar uma marca própria de produtos alternativos à carne e surge como forma de responder à procura de 120 mil portugueses vegetarianos, de acordo com os últimos dados recolhidos pelo Centro Vegetariano em 2017.

Mas não são os únicos que procuram estas opções, os flexitarianos também: "O regime flexitariano, que inclui os consumidores que não excluem o consumo de carne mas querem reduzir a sua quantidade, está a ganhar expressão no mercado a nível internacional. O Pingo Doce responde, assim, de forma pioneira, a esta tendência", diz Rita Manso, diretora comercial de marca própria do Pingo Doce, em comunicado.

No total há cerca de 764 mil portugueses adultos veggies (vegetarianos, vegan e flexitarianos), de acordo com um estudo feito pela consultora Lantern, o "The Green Revolution – Edição de 2019", e publicado em dezembro.

A descrição da embalagem clarifica logo quem pode ou não comer esta nova alternativa: os hambúrgueres são ovolactovegetarianos, que traduzido por outras palavras significa que é feito com ovo e não está apto para veganos.

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São ainda anotados alguns "sem" para o consumidor saber com o que pode contar. Além de serem sem carne, são também sem densificadores de sabor. Ao contrário do que estes hambúrgueres não querem ter, a proteína está em destaque na embalagem, que além de dizer que tem "alto teor em proteína" tem num apontamento que indica que estas alternativas contêm 14,1 gramas da mesma por porção.

Isto no caso do Burguer Chicken Style. Porque além deste há o Burguer Beef Style, com 15,8 gramas de proteína, e ainda uma opção que normalmente agrada aos mais pequenos — os Nuggets Chicken Style, com 3,4 gramas de proteína.

Os Nuggets Chicken Style do Pingo Doce

Todos eles são feitos à base de trigo e proteína de ervilha e quer os hambúrgueres, quer os nuggets, custam o mesmo: 5,49€. As diferenças estão na quantidade. Cada embalagem de Burguer Style contém quatro hambúrgueres e os nuggets chicken trazem 16 unidades.