O filme "Marriage Story" ainda mal assentou na NetFlix e já conta com um Globo de Ouro, entregue na cerimónia que premeia o que de melhor de faz em cinema e televisão. Este domingo, 5 de janeiro, Laura Dern ganhou o prémio de Melhor atriz secundária pelo seu papel enquanto advogada no filme que marcou o final de 2019.

A nomeação premeia o trabalho da atriz, que de tão bem feito parece ser quase real. E pode haver uma explicação para isso.

O papel de Laura (a advogada de divórcios Nora Fanshaw) é semelhante àquele que Laura Wasser, uma poderosa advogada de divórcios muito solicitada por figuras de Hollywood, desempenhou na mediação de divórcios de celebridades. Kim Kardashian, Angelina Jolie, Johnny Depp e Britney Spears são apenas alguns dos nomes que Wasser representou.

Mas há mais um caso que pode ter tido influência no papel de Nora Fanshaw. É que a advogada Wasser também representou a própria Laura Dern no divórcio com o músico Ben Harper. Coincidência? Talvez. Se teve influência no papel?

"Não sei. É muito difícil vermo-nos a nós mesmos dessa forma, mas dada a quantidade de pessoas que me ligaram e mandaram mensagens sobre isso, não posso ignorar que possa ter sido o caso", revela a advogada da vida real numa entrevista à revista "Vulture", sobre o facto de a personagem Nora Fanshaw ser ou não baseada nela.

Na história do filme, Nora Fanshaw representa Nicole (Scarlett Johansson) no divórcio com Charlie (Adam Driver). Apesar de não haver confirmação de que Dern se inspirou em Wasser, a verdade é que a poderosa advogada do filme encontrou-se na vida real com advogados de divórcio — incluindo Laura Wasser — enquanto estudava a personagem.

Quando o divórcio não é um trauma para os filhos. "Mais vale um bom divórcio do que um péssimo casamento"
Quando o divórcio não é um trauma para os filhos. "Mais vale um bom divórcio do que um péssimo casamento"
Ver artigo

Além do encontro, a proximidade entre as duas dá-se também com o facto de as cenas de mediação entre Nicole e Charlie (que na ficção aconteceram na sala de conferência do consultório de Fanshaw) terem acontecido, na realidade, nos escritórios de Wasser.

"A Noah [diretora e escritora da história do filme] perguntou-me se podia filmar algumas cenas no nosso escritório. A sala de conferências maior e a pequena são realmente na nossa empresa", afirma Wasser à "Vulture".

Até para Noah Baumbach este espaço já é familiar uma vez que Wasser foi sua advogada quando em 2013 Noah se separou da atriz Jennifer Jason Leigh.