A 77.º gala anual dos Globos de Ouro acontece este domingo, 5 de janeiro, ou mais propriamente a 6 de janeiro, uma vez que a cerimónia começa à 1 hora de dia 6, hora de Lisboa.

Esta gala serve para premiar os profissionais de cinema e televisão, cujos vencedores vão ser revelados pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, uma organização formada por media estrangeiros que se dedicam à cobertura e divulgação da indústria do cinema e televisão americana para fora dos Estados Unidos.

A cerimónia acontece entre duas datas importantes que marcam o calendário dos Óscares: os 93 membros da academia começaram a votar nos candidatos para os Óscares esta quinta-feira, 2 de janeiro, e as votações dos candidatos encerram na próxima terça-feira, 7 de janeiro.

Quiz. Depois de 10 anos de série, sabe mesmo tudo sobre "Uma Família Muito Moderna"?
Quiz. Depois de 10 anos de série, sabe mesmo tudo sobre "Uma Família Muito Moderna"?
Ver artigo

No meio destes seis dias de decisões por parte dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontecem então os Globos de Ouro, que são entregues desde 1944. Desde esta data até 1956 dedicaram-se apenas ao reconhecimento de nomes no mundo do cinema, mas com a evolução da televisão, foi necessário alargar os prémios ao pequeno ecrã.

Talvez não tenha acompanhado os Globos de Ouro desde 1944, mas vale a pena ver como é que poucos anos depois dessa data — a partir de 1956 — as celebridades se vestiam para pisar a passadeira vermelha. Veja o que é que se usava no ano em que nasceu e como foi a evolução até 2019.