A 77.º gala anual dos Globos de Ouro acontece este domingo, 5 de janeiro, ou mais propriamente a 6 de janeiro, uma vez que a cerimónia começa à 1 hora de dia 6, hora de Lisboa.

Esta gala serve para premiar os profissionais de cinema e televisão, cujos vencedores vão ser revelados pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, uma organização formada por media estrangeiros que se dedicam à cobertura e divulgação da indústria do cinema e televisão americana para fora dos Estados Unidos.

A cerimónia acontece entre duas datas importantes que marcam o calendário dos Óscares: os 93 membros da academia começaram a votar nos candidatos para os Óscares esta quinta-feira, 2 de janeiro, e as votações dos candidatos encerram na próxima terça-feira, 7 de janeiro.

Quiz. Depois de 10 anos de série, sabe mesmo tudo sobre “Uma Família Muito Moderna”?

No meio destes seis dias de decisões por parte dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, acontecem então os Globos de Ouro, que são entregues desde 1944. Desde esta data até 1956 dedicaram-se apenas ao reconhecimento de nomes no mundo do cinema, mas com a evolução da televisão, foi necessário alargar os prémios ao pequeno ecrã.

Talvez não tenha acompanhado os Globos de Ouro desde 1944, mas vale a pena ver como é que poucos anos depois dessa data — a partir de 1956 — as celebridades se vestiam para pisar a passadeira vermelha. Veja o que é que se usava no ano em que nasceu e como foi a evolução até 2019.

64 fotos