Jon Bon Jovi não é só o interprete de hits como “It’s My Life” ou “Livin on a Prayer”. O músico tem também uma ação social muito ativa, tanto que criou a fundação JBJ Soul Kitchen.

É através desta que o artista tem estado a abrir restaurantes comunitários, que possam servir aqueles que passam mais dificuldades, com alimentos saudáveis e nutritivos. O espaço mais recente, o terceiro, inaugurado em novembro por Jon Bon Jovi e pela mulher Dorothea Hurley, fica no campus da Univeridade de Rutgers, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e surge como resposta às necessidades alimentares dos estudantes.

“Todos nós achamos que é um rito de passagem estudar muito e comer macarrão com queijo. Que tal pensarmos que é a única refeição que conseguimos pagar”?, disse o músico.

À CBS News reveleram, em novembro, o porquê da nova abertura: “A fome não se parece com aquilo que os olhos e a mente conseguem imaginar”, disse Hurley no programa “Sunday Morning”. 

A instrutora de karaté casada com Bon Jovi chamou a atenção para o facto de a condição de sem-abrigo ser um tabu muito grande e que, por isso, passa muitas vezes despercebido.

“Para muitas pessoas, a condição de sem-abrigo é um tabu social que não é abordado com frequência”, disse. “Ao estigmatizar a falta de casa e a pobreza, dificultamos o acesso a recursos a quem realmente precisa deles.”

Just a Change. Passámos a tarde com a associação que reabilita as casas de quem mais precisa

A primeira JBJ Soul Kitchen abriu portas em 2011, em Red Bank, Nova Jersey, com o intuito de dar alimentos de qualidade a qualquer pessoa daquela comunidade que necessitasse de uma refeição quente. Sem uma lista com preços, os clientes são convidados a dar aquilo que podem, contribuindo também para a refeição de alguém que não tenha forma de pagar.

Quem não tem dinheiro, pode comer na mesma, em troca de voluntariado. Praticamente todo o trabalho, assim como refeições e alimentos, são fruto de donativos e voluntariado.

O plano do casal não acaba aqui. O objetivo passa por abrir mais espaços JBL Soul Kitchen, enquanto houver pessoas em necessidade.