No primeiro dia do ano, a SIC escolheu para o horário nobre a estreia do programa "A Máscara". Este é "finalmente um programa fixe, além de ser muito entretido, as famílias estão a assistir e a dar palpites e todos em pulgas para saber se quem está por trás da máscara é quem nós dizemos", disse um dos espetadores do novo programa nos comentários de uma publicação de Facebook do canal de televisão.

O programa apresentado por João Manzarra vem ocupar o lugar de "Casados à Primeira Vista" e muitos dos comentários à publicação que da SIC no Facebook sobre o novo programa servem para dar os parabéns pelo facto de ser mais inclusivo para crianças e adultos do que os "Casados". Este tem uma premissa muito simples: pôr concorrentes famosos a cantar em cima do palco completamente mascarados.

Mas entre as centenas de comentários, há também quem aproveite para dar palpites sobre quem está escondido atrás das máscaras que servem para os famosos não serem identificados durante as atuações. Esta quarta-feira, 1 de janeiro, apenas uma foi revelada — Jel interpretava o Cavalo e acabou por ser o concorrente expulso da noite — mas na mesma gala foram apresentadas mais cinco das 12 máscaras totais.

"A Máscara". O mau, o péssimo e o absolutamente terrível do novo programa da SIC
"A Máscara". O mau, o péssimo e o absolutamente terrível do novo programa da SIC
Ver artigo

Borboleta, Ananás, Monstro, Corvo e  Poodle: estas são as máscaras, ou seja, os concorrentes que se mantiveram no programa e vão atuar de novo já no próximo domingo, 5 de dezembro, dia da semana escolhido para as galas.

O público do programa já tem alguns palpites sobre quem é quem e há até alguns empates. Isto porque apesar de a Borboleta ter muitos votos para a atriz Mariana Pacheco, há quem esteja confiante de que o inseto é interpretado pela atriz Luciana Abreu.

Já quanto à máscara tropical do Ananás, parece não haver dúvidas. Quase todas apostas vão para o ator Rogério Samora, apesar de surgirem nomes como Carlos Areia ou João Paulo Rodrigues.

No meio de um disfarce tão pesado e felpudo, algumas pistas permitem que os espetadores já suspeitem sobre quem interpreta o Monstro e o nome mais falado é o da atriz Maria João Abreu.

Falta-nos falar do Corvo que, apesar de não ter sinais de azul na máscara de tons escuros, muitos apontam para a cantora Wanda Stuart, e do Poodle, cuja previsão mais comum vai para o humorista Francisco Menezes, ainda que se fale também de Manuel Marques e José Raposo.