Já todos sabemos que a qualidade de um filme não se mede pelos prémios que recebe nem pela quantidade de dinheiro que faz nas bilheteiras um pouco por todo o mundo. No entanto, esta lista com os filmes de maior sucesso de 2019 é capaz de surpreender alguns cinéfilos. Em especial, a nossa jornalista na área de social, Mariana Leão Costa.

Passamos a explicar: estávamos no início de outubro quando a Mariana, fã assumida de Jennifer Lopez, foi ao cinema para ver o filme "Hustlers" onde a atriz era protagonista e que, comentava-se, podia valer uma nomeação aos Óscares na categoria de Melhor Atriz Principal.

A Mariana é aquela pessoa que tem todos os discos, todos os DVD de concertos ao vivo e uma grande parte dos filmes em que a atriz entrou. Pior: quando Jennifer Lopez deu um concerto em Portugal, a Mariana comprou os bilhetes no dia em que foram postos à venda e, no dia do concerto, foi para a porta do Altice Arena às nove da manhã quando o concerto só começava às dez da noite.

Sou a maior fã da Jennifer Lopez e não acho que ela mereça um Óscar em "Hustlers"
Sou a maior fã da Jennifer Lopez e não acho que ela mereça um Óscar em "Hustlers"
Ver artigo

Apesar de tudo isso, este filme não a surpreendeu. "A personagem não é a mais interessante da história, ela não faz a melhor prestação de sempre e o discurso é só banal. Desculpem-me, mas não é isto que espero quando vou ver um filme nomeado pela Academia", escreveu.

Mas a verdade é que, numa lista publicada pela revista "Variety" com os filmes que mais dinheiro fizeram em todo o mundo, o filme com Jennifer Lopez surge referenciado. Com um orçamento de cerca de 18 milhões de euros, a produção realizada rendeu 140 milhões de euros nos vários mercados em que esteve em exibição. É, portanto, um caso de sucesso.

Também o  terceiro filme da saga "John Wick", com Keanu Reeves no papel principal, custou cerca de 67 milhões de euros e atingiu um valor de 294 milhões de euros em bilheteira.

12 filmes candidatos para os Óscares que só chegam a Portugal em 2020
12 filmes candidatos para os Óscares que só chegam a Portugal em 2020
Ver artigo

A crítica internacional desfez-se em comentários positivos, elogiando não só a presença de Reeves num papel que lhe dava gosto desempenhar, mas também as sequências de ação que pareciam nunca aborrecer o espectador. Mas este são apenas dois exemplos num ano repleto de bons filmes e que ainda hoje geram discussão.

Mostramos-lhe as 8 produções que se tornaram autênticos fenómenos de bilheteiras em todo o mundo durante 2019. O primeiro lugar, adivinhou, vai para "Os Vingadores: Endgame", o blockbuster da Marvel.