Chegou ao fim a segunda temporada de “Casados à Primeira Vista”. Num episódio cheio de revelações que, bem, já todos tínhamos lido nas revistas, tivemos mais agitação em duas horas de programa do que nas últimas cinco semanas juntas. E mesmo assim não aconteceu muita coisa — esta edição acaba por ser fraca em termos de conteúdo, com teasers mais apelativos do que as cenas em si.

Mas avancemos. Apesar da ausência de grandes desenvolvimentos, houve alguns momentos marcantes neste último episódio. Do ex-namorado taxista de Liliana à tensão entre Anabela e Lucas, sem esquecer o regresso do António, que chegou sem papas na língua, passamos em revista os momentos mais marcantes deste final.

Antes disso, importa só recordar em que ponto é que ficámos: ao longo da semana, descobrimos que Marta e Luís decidiram terminar o casamento, enquanto Hugo e Inês tomaram a decisão de renovar os votos. Faltava saber o que tinham para dizer Tatiana e Bruno e Liliana e Pedro.

Foi exatamente por este último casal que começou o programa, e é exatamente por aí que começamos nós também. Ora vamos lá.

1. Liliana decide terminar o casamento

Fiel a ela própria, Liliana conseguiu terminar o casamento e arrasar Pedro pelo caminho. Chamou-lhe infantil e egocêntrico, repetiu vezes sem conta que não queria um homem como ele ao seu lado e foi-se embora — firme e hirta como uma barra de ferro, como um dia alguém disse num outro programa de televisão —, como se tivesse acabado de vencer sozinha a terceira guerra mundial.

Talvez um dia a Liliana consiga entender que frontalidade, força e determinação não se medem pela capacidade de destruir as pessoas.

“Casados à Primeira Vista”. 7 fotos que mostram a tensão entre Lucas e a mãe de Anabela
“Casados à Primeira Vista”. 7 fotos que mostram a tensão entre Lucas e a mãe de Anabela
Ver artigo

2. O abraço entre Anabela e Lucas

Foi bonito. Mas muito menos bonito foi ouvir Anabela dizer: “Estava arranjado. No programa nunca o vi assim”. Para quê tanta malícia? É detestável ver como é que alguns concorrentes deste programa não perdem uma oportunidade para destruir o seu parceiro. Não é criticar, não é falar mal, é destruir, pura e simplesmente, destruir.

Na nossa condição de seres humanos, todos sabemos o que é dizer coisas de que nos arrependemos no calor do momento. Mas estas pessoas respiram fundo, fumam um cigarro se for preciso, bebem um copo e vão falar para a frente de uma câmara. Caramba. Ainda assim, vá: não deixa de ser bonito que Lucas e Anabela tenham tentado sair do programa de uma forma mais simpática do que a anterior. É óbvio que nunca mais vão voltar a ver-se, mas pronto. Foi bonito.

Amigo de Luís ataca Marta: “Ela está a estragar-lhe a vida”
Amigo de Luís ataca Marta: “Ela está a estragar-lhe a vida”
Ver artigo

3. O sapato

Ele diz que estava nervoso por causa do cão, o sapato não saia do pé e, quando saiu, partiu disparado para cima da mala. Ela diz que eles estavam a discutir e que, quando se virou, viu um sapato a voar em direção à parede. As câmaras não estavam lá, portanto nunca saberemos exatamente o que se passou — se calhar nem eles próprios, que podem estar tão enviesados pelas suas emoções que nem têm bem a certeza do que aconteceu.

Consigo compreender que Luís se sinta atacado por estar a ser representado como um agressor. Todos nós perdemos a calma, todos nós nos exaltámos — e é fácil ficarmos mal-vistos quando passam meia dúzia de imagens de um de nós nervosos a meio de uma discussão. No entanto, é visível que a Marta se sentiu atacada nesta relação, independentemente das intenções que o Luís desejava ou não passar-lhe. Está ferida, magoada, e é pena que assim seja. Não era suposto uma experiência destas deixar um concorrente assim.

4. A renovação dos votos da Tatiana e do Bruno

“Estás feliz?”, pergunta Bruno a Tatiana no final da renovação dos votos. “Eu estou bem. E tu, estás bem?”. Pronto, acho que está tudo dito. Bruno está perdidamente apaixonado, Tatiana já percebeu que aquilo não vai dar em nada, mas não quer saltar já fora. Pressão para continuar? Ou medo de se arrepender porque Bruno é, de facto, uma ótima pessoa? Não sabemos. Mas é evidente que Tatiana está saturada do relacionamento e as respostas que vai dando a Bruno indiciam isso mesmo. Caramba, ele entrega-lhe fotos da Madeira, diz-lhe que é o próximo destino para aonde vão viajar, e ela reage como se lhe tivessem oferecido uma pedra nos rins.

Bruno, lamento mas está na hora de seguires em frente. A Tatiana tem tanta esperança neste relacionamento como eu tenho de ganhar o Euromilhões no próximo sorteio. Nota do editor: não joguei no Euromilhões.

5. Tatiana, a rainha da inconveniência

Já tinha achado que Tatiana tinha sido extremamente desagradável com Anabela, quando começou a atacá-la a meio de um jantar a dizer-lhe que não estava pronta para o amor. Mais uma vez, consegue ser estupidamente desagradável quando, neste último programa, começa a dizer que passaram por todos os problemas dos restantes casais e não reagiram da mesma forma. Para piorar ainda mais a situação, diz que o Bruno fez pior do que atirar um sapato e ela reagiu com calma, dizendo-lhe apenas que fosse apanhar ar.

“Se calhar a Marta sentiu-se ofendida. Somos pessoas diferentes”, diz para a câmara. Tatiana, não estavas lá, não fazes a menor ideia do que aconteceu, nem tão pouco tens nada que ver com isso. Não te esqueças que não fazes parte do painel de especialistas, és uma concorrente como todos os outros — por outras palavras, não tens que opinar sobre nada. Muito menos quando é para pôr em causa o que as pessoas sentem.

6. O grupo do WhatsApp

António foi bloqueado no grupo do WhatsApp dos concorrentes de “Casados à Primeira Vista”, e a revelação é feita pelo próprio. Marta passa a explicar o que aconteceu a Lucas, que já nem se lembrava da situação — depois de duas intervenções menos elegantes em relação a Lurdes, os concorrentes votaram para tirar ou não o concorrente. Um absteve-se, os restantes votaram “sim”. E pronto, ele foi retirado. Quem é que gostaria de saber o que estava escrito naquelas mensagens? Pois, nós também.

7. E António finalmente falou

Os próprios especialistas salientam que é ótimo ouvir finalmente António falar, e que foi pena não o ter feito enquanto esteve no programa. Pois bem, o homem chegou e veio cheio de vontade de repor a verdade — ou pelo menos a sua verdade. Chamou Lurdes prepotente, arrogante e convencida, acusou-a de só querer protagonismo e mais umas quantas coisas. Não foi simpático, mas a postura de Lurdes é tão desrespeitosa que, lamento, é caso para dizer que estava mesmo a pedi-las.

8. E por falar em Lurdes…

Ai, Lurdes. Discute com os especialistas porque garante que “não aprendeu nada com o António”, dá a entender que ressurgiu uma luzinha na sua vida, mas logo a seguir diz que não fala sobre isso. Isto tudo dito entre gargalhadas que a fazem parecer a madrasta má da Branca de Neve. O que dizer? Assustador.

9. Ana Raquel redime-se — e confessa com quem gostava de ter dado match

Nós odiámos a postura de Ana Raquel no programa, mas admitimos mais tarde ter sentido saudades dela. Ao fim ao cabo, a irmã de Inês foi sempre direta e honesta, sem tentar magoar ninguém pelo caminho — magoou, claro, houve alturas em que foi demasiado bruta, mas não queria mesmo fazê-lo. Infelizmente, outros concorrentes conseguiram revelar-se bem piores.

No entanto, não há dúvidas de que há coisas que Ana Raquel precisa de melhor. Nem vamos falar tanto da sua preferência por homens mais novos e atraentes, porque bem mais chocante é ouvi-la dizer insistentemente que não encontra alguém que se ajuste aos horários dela, sem nunca equacionar que também tem de ser capaz de fazer o contrário. Ainda assim, parece-nos que ficou a pensar naquilo que os especialistas lhe disseram, sobre a necessidade de melhorar algumas coisas em si e parar de dizer que não consegue mudar. Boa, Ana Raquel! Até mereces um ponto de exclamação.

Quando questionada sobre se havia algum concorrente com quem gostava de ter dado match, Ana Raquel responde “Pedro”. Da aparência física ao facto de ambos serem professores, a mulher de 42 anos não tem dúvidas de que teria reagido de forma diferente se o tivesse visto no altar. Quem sabe agora possa acontecer alguma coisa? É esperar para ver.

10. O taxista

Os especialistas pedem esclarecimentos: chegou-lhes aos ouvidos de que havia um homem que ia buscar Liliana aos estúdios depois das gravações. E quem é que a foi buscar? Um taxista. Continua o drama: depois de um jantar em casa de Hugo, Liliana saiu mais cedo e foi levada por, mais uma vez, um taxista. Porque é que isto é importante? Porque o ex-namorado de Liliana era taxista. Bem, ela garante que não é palhaça nenhuma e que se quisesse fazer circo ficava em casa com os filhos. E mais não sabemos.

11. E para rematar, as 13 vezes que Liliana falou mal de Pedro neste último episódio

Liliana parece só ter queixas do match que os especialistas lhe atribuíram — pelo menos se considerarmos as coisas negativas que diz sobre o parceiro. Fizemos um apanhado do que disse neste último episódio de “Casados à Primeira Vista”. Em duas horas, foram 13 críticas.

“Da parte do Pedro, acho um bocadinho incoerente [decidir renovar os votos] tendo em conta os últimos comportamentos, as últimas atitudes”.

  • “Ele vive num mundo de fantasia”.
  • “Ele é infantil”.
  • “Mais uma vez, o Pedro foi falso. Nós conversámos no dia anterior e o plano era não renovar.”
  • “Surpreende-me a falsidade”.
  • “Não consegui ver que estivéssemos os dois a remar no mesmo sentido”.
  • “Ele interrompe várias vezes a conversa. E acaba a falar dele e dele”.
  • “O Pedro fala, fala, fala, mas na realidade não diz nada”.
  • “A partir do momento em que se vem para aqui, e se tem os comportamentos que se tem — não usar aliança, e tudo o mais —, demonstra realmente o caráter ou falta dele”.
  • “Não senti interesse verdadeiro por parte do Pedro”.
  • “Ele quis mostrar: se eu quiser mudar o jogo, eu mudo”.
  • “O Pedro tem diferentes personalidades. E isso demonstra-se nos comportamentos e atitudes”.
  • “Ele tem um transtorno de personalidade.”