Quem quer receitas vegetarianas sabe que se safa na internet e em livros da especialidade. Revistas de culinária, ou mesmo aqueles espaços dedicados à comida presentes em quase todas as revistas de social, são normalmente guardados para tudo o que a comida portuguesa tem de mais tradicional.

Mas os tempos mudam, e os sabores também. A 31 de dezembro sai para as bancadas a Veggie, uma nova revista de receitas vegetarianas pensada para quem quer seguir uma dieta flexitariana, ou seja, maioritariamente de base vegetal mas que ocasionalmente também inclui proteína animal.

São mais de 70 receitas sem carne nem peixe, mas com muitas leguminosas, frutas, cereais e legumes.

3 receitas de hambúrgueres vegetarianos (de 3 regiões diferentes do mundo)
3 receitas de hambúrgueres vegetarianos (de 3 regiões diferentes do mundo)
Ver artigo

Nesta primeira edição da revista, que sai de dois em dois meses, há 50 receitas de pratos principais e um especial sobre hambúrgueres vegetarianos.

"A revista responde a um desenvolvimento dos hábitos alimentares dos portugueses, que incorporam agora novas preferências", explica em comunicado Margarida Araújo, diretora editorial da Veggie, lançada pela TeleCulinária.

Ainda que as receitas sejam totalmente vegetarianas, a revista pretende responder a um público não necessariamente vegetariano, mas que queira simplesmente reduzir o consumo de peixe e carne. Sabem que, assim, respondem à tendência alimentar atual.

Um estudo recente elaborado pela consultora Lantern, “The Green Revolution – Edição de 2019”, revela que o flexitarianismo é a tendência que mais tem crescido em Portugal, com 7,4% da população a adotá-la, 74% dos quais indicam ter sido por motivos de saúde. No geral, 43% dos portugueses referem ter reduzido ou eliminado o consumo de carne vermelha no último ano.