Dia 22.12.2019 às 04h19m19s em Lisboa

Os construtores do zodíaco são pacientes, disciplinados e perseverantes, os seus compromissos são para cumprir. Muitas vezes, sentem-se responsáveis pela família toda e que têm o mundo inteiro às suas costas, que terão de gerir.

Cautelosos, pesam cuidadosamente os prós e os contras em qualquer situação e sabem esperar pelo momento oportuno para agir, revelando-se excelentes nos negócios ou política.

Trabalhadores incansáveis, planeiam as coisas a longo prazo e gostam de ter tudo sob o seu controle. Consideram a disciplina importante, pois é o modo como conseguem fazer as coisas. Regido por Saturno, são capazes de dirigir as suas forças intencionalmente para um objetivo a ser alcançado e aplicá-las de uma maneira inteligente. Não esperam, no entanto, que o seu caminho seja fácil e trazem a sensação de terem de lutar sozinhos.

Muito suscetíveis à falta de consideração, tanto real como imaginária, costumam ser reservados e um pouco tímidos. Podem também ter uma máscara de frieza para disfarçar as emoções. Têm uma certa dificuldade em lidar com intimidade, mantendo frequentemente uma certa distância, até mesmo em ralação às pessoas mais próximas. Capazes de abordar as coisas com uma lógica pura, isenta de emoções, têm um sentido de humor irónico que passa despercebido pelas pessoas menos refinadas. Apreciam a qualidade nos objetos e nos materiais, são possuidores de elegância. Práticos, ambiciosos e empreendedores.

Os Capricornianos fortalecem-se fisicamente à medida que ficam mais velhos e precisam de ter um bom regime alimentar, com refeições regulares e exercício na medida certa. No corpo, os seus pontos mais vulneráveis são os joelhos, os dentes e os ossos.

O signo de Capricórnio representa a afirmação do passado no momento presente; a sabedoria decorrente da maturidade, do tempo, da experiência.

Capricórnio fará cumprir a lei que Sagitário intuiu.

Iniciamos o Solstício do Inverno e com ele a possibilidade de introspeção e de encontro com o mais profundo, honesto e autêntico em nós.

Desejo um Feliz e Mágico Natal a todos!

Muito grata a todos!

Sandra Costa é astróloga e psicoterapeuta.