Os cães são animais exemplares por várias razões, mas uma das mais impressionantes é o facto de serem capazes de interpretar o comportamento humano. E há agora uma nova investigação que sugere que estes animais são bem mais inteligentes do que pensamos. Um estudo realizado na Universidade de Quioto, no Japão, permitiu aos investigadores envolvidos concluir que os cães são capazes de entender se uma determinada pessoa transmite ou não confiança.

Os testes, realizados em meados de 2015, foram feitos através de dois contentores — um com comida e outro totalmente vazio. Cada vez que os investigadores apontavam para o contentor com comida, o animal corria sempre para lá sem duvidar da palavra de quem o orientava.

No entanto, depois de os cães serem enganados e levados a correr duas vezes até ao contentor vazio, estes acabavam a recusar-se a ir uma terceira vez porque eram capazes de identificar que aqueles que apontavam para o contentor não transmitiam informação de confiança.

Está explicada a razão que leva os gatos a adorarem caixas de cartão
Está explicada a razão que leva os gatos a adorarem caixas de cartão
Ver artigo

A experiência envolveu o uso de 34 cães e, durante o processo, nenhum deles aceitou ir uma terceira vez até ao contentor vazio. Isto significa que no caso de mentir sucessivas vezes ao seu cão, este vai formar uma opinião e achar que o seu comportamento e reações são duvidosas.

"Os cães têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensávamos. Essa inteligência social evoluiu seletivamente à medida que se foi relacionado com os seres humanos", revelou à BBC Akiko Takaoka, um dos responsáveis pelo estudo, que diz admite surpresa na rapidez com que os cães "desvalorizam a palavra de uma pessoa que consideram não ser de confiança".

Ainda à mesma publicação, John Bradshaw, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, explica que os resultados indicam que os cães preferem comportamentos previsíveis e repetitivos, alegando que quando os gestos e as informações inconsistentes, estes tendem a ficar nervosos e com altos níveis de stresse.