Existem poucas pessoas no mundo que não estão familiarizadas com a história de Harry Potter – o feiticeiro que, juntamente com os dois melhores amigos, combateu as trevas durante anos. Os filmes são um sucesso de bilheteira, os livros causavam histerismo e agora que a história acabou são os parques que mantêm viva a magia.

A juntar a Potter e aos fiéis amigos existe uma personagem que está no coração de qualquer potterhead. Falamos de Rubeus Hagrid, o famoso gigante guardião da escola de Hogwarts. E quando falamos gigante não é exagero – é mesmo verdade. Nos filmes Hagrid aparece com quase o dobro da altura das outras personagens, ainda que na vida real o ator que lhe dá vida, Robbie Coltrane, tenha uma simpática altura de 1,85 metros.

12 atores que ficaram irreconhecíveis em filmes
12 atores que ficaram irreconhecíveis em filmes
Ver artigo

Mas Coltrane não interpreta o guardião de Hogwarts sozinho. Existem cenas em que é necessário recorrer a duplos, com estruturas metálicas a fazer de corpo, para que o gigante nasça para as filmagens. O fato em questão era tão grande que a produção teve de arranjar cadeiras próprias para que o duplo se conseguisse sentar.

E era assim que nascia Hagrid sempre que era necessário para as gravações. Mas nem sempre existe um processo tão complexo para dar a noção de diferença de alturas. Há vezes em que são usadas ferramentas de perceção, que não são mais do que ilusões de ótica. E também e possível que os atores usem plataformas para evidenciar a altura.

A MAGG reuniu 16 filmes onde foram adulteradas as alturas de alguns protagonistas. De Tom Cruise a Vin Diesel, conheça os atores que fizeram uso destes truques para ficarem mais altos.