Os últimos cinco anos não têm sido pacíficos para Joana Cruz e respetiva família. Durante este tempo, a locutora da RFM tem sido vítima de um perseguição por parte de um homem que enviava mensagens ameaçadoras e chegou até a ameaçar a sua integridade física, assim como do seu namorado, Alberto Silva e da filha deste.

O caso chegou aos tribunais e na última segunda-feira, 16 de dezembro, Jorge Lopes, um técnico comercial de 43 anos, ouviu as alegações finais do processo. Segundo a revista “Vidas”, o Ministério Público pediu pena de prisão para Jorge Lopes já que ficaram provadas “as perseguições e centenas de e-mails e mensagens escritas pelo homem” incluindo ainda “obscenidades, fotos do órgão sexual e tetos a ameaçar a integridade física” da família.

J. K. Rowling criticada depois de apoiar mulher que defende a transfobia
J. K. Rowling criticada depois de apoiar mulher que defende a transfobia
Ver artigo

Segundo a mesma publicação, a perseguição terá começado no início da relação entre Joana e Alberto, nessa altura com mensagens ameaçadoras. Ao longo do tempo, estas começaram a subir de tom. “Está na hora de as pessoas pagarem pelas coisas que fizeram à minha vida (…) quero que fiquem a saber que vos odeio e que gostava que a vossa vida fosse curta e infeliz como a minha”, escreveu Jorge Lopes.

A juntar às mensagens em tom ameaçador, o homem terá ainda feito chamadas para o local de trabalho de Alberto Silva e para o pai deste, ameaçando que iria abusar sexualmente da filha – já que sabia onde ficava a escola.