O final de 2019 não está a ser particularmente simpático para J.K. Rowling, a mente por detrás da saga “Harry Potter”. A escritora está a ser alvo de duras críticas depois de ter feito um tweet no qual se mostrava solidária com Maya Forstater – autora e investigadora que foi recentemente despedida por ter escrito no Twitter que as pessoas não podem biologicamente mudar de sexo.

“Vistam-se como quiserem. Chamem-se o que quiserem. Durmam com qualquer adulto que queiram. Vivam a vossa vida em paz e segurança. Mas forçar uma mulher a despedir-se por afirmar que o sexo é real?”, escreveu J.K. Rowling no Twitter.

A juntar a esta mensagem deixou dois hashtags que não deixavam margem para dúvidas sobre o apoio a Forstater: “Eu apoio a Maya” e “Isto não é uma brincadeira”.

JK Rowling pede aos jovens para não fazerem voluntariado em orfanatos
JK Rowling pede aos jovens para não fazerem voluntariado em orfanatos
Ver artigo

As críticas a este tweet não se fizeram esperar e chegaram até dos próprios fãs da escritora. “Cresci como uma criança trans a ler os teus livros como um escape. Muitas vezes escolhia nomes das personagens para me dar, antes de me sentir confortável com quem era. Esta tua decisão, de apoiar pessoas que me odeiam e que me querem magoar, leva-me às lágrimas. Porquê?”, escreveu um utilizador.

“A minha filha, que é trans, é uma grande fã do teu trabalho. Parte-me o coração ver o teu post a indicar que a discriminação contra ela é um comportamento perfeitamente normal para alguém com um trabalho. As organizações médicas mais credíveis do mundo afirmam pessoas trans. Por favor, acompanha”, escreveu outro.

No entanto, houve quem recorresse ao humor. Como forma de criticar a escritora, um utilizador colocou a palavra “transfóbico” em todos os títulos dos filmes do universo de“Harry Potter”.

Os filmes do universo de 'Harry Potter' com a palavra 'transfóbico' no título