Depois de ler este artigo, não mais irá negligenciar o importante ato de lavar as mãos antes de comer — sobretudo se a refeição implicar tocar na comida.

A professora americana Dayna Robertson, da Discovery Elementary School, em Idaho Falls, mostrou nas redes sociais o que é que acontece quando mãos sujas tocam na comida. Em conjunto com a colega Jarelee Metcalft, especialista em comportamento, a professora organizou uma atividade em sala de aula com os alunos, a propósito da época da gripe — até porque, relata o "Today", os Centros de Controle e Prevenção de Doenças avançaram que a atividade da gripe está a aumentar nos Estados Unidos, com um número estimado de 2,6 milhões de casos e 23 mil hospitalizações.

O resultado da experiência realizada pelas professoras e os alunos tornou-se viral nas redes sociais.

É oficial: não sabemos lavar as mãos
É oficial: não sabemos lavar as mãos
Ver artigo

De que é que se trata, então? Cinco fatias de pão tiveram cinco contactos distintos e foram depois seladas em plástico: uma não tinha tido contacto com mãos, outra foi tocada com mãos não lavadas, outra com mãos com desinfetante, outra com mãos lavadas em água morna e sabão, outra foi esfregada num portátil Chromebook da sala de aula e outra em mãos não lavadas. Veja o resultado nas imagens abaixo.

A fatia que não entrou em contacto com ninguém ficou boa, assim como aquela que foi tocada por mãos lavadas em água e sabão — exceto uma parte, que contactou com a área da sala de aula. Os outros pedaços de pão ficaram em mau estado: as fatias que tocaram no portátil e nas mãos sujas estão cobertas por fungos que nasceram da contaminação de micróbios. A fatia que teve contacto com as mãos lavadas apenas com desinfetante mostra como esta técnica não é suficiente para uma correta higiene.

Esta experiência seguiu as regras descritas no site do C.S. Mott Children's Hospital, em Michigan, que explica qual é a melhor técnica para lavar as mãos. A epidemiologista Terri Stillwell explica na página do hospital que este hábito não deve ser cumprido apenas antes da refeição — depois também é importante. A especialista diz ainda que é importante lavar as mãos depois de ir à casa de banho, assoar o nariz, tocar em animais e sempre que pareçam sujas.

Estes são os passos fornecidos pelo C.S. Mott Children’s Hospital:

  1. Molhar as mãos com água limpa (quente ou fria), fechar a torneira e aplicar sabão.
  2. Ensaboar as mãos esfregando-as com o sabão. Ensaboar as costas das mãos, entre os dedos e debaixo das unhas.
    Esfregar as mãos por, pelo menos, 20 segundos.
  3. Retirar bem o sabão das mãos em água limpa.
  4. Secar as mãos com uma toalha limpa.

Apesar de todos os alertas para a importância de lavar as mãos, estudos mostram que as pessoas continuam a desvalorizar esta rotina, que impede a propagação de doenças infecciosas. Porém, esta experiência pode mudar isso.

"Todos os alunos pensaram que era nojento", disse Robertson ao "Today". "Eles mudaram a forma como lavam as mãos. Perceberam que o desinfetante não funciona, e que é preciso lavar com água e sabão."