Já deve ter reparado que quando se está a preparar para dormir, a cor do smartphone muda para tons mais quentes e, supostamente, seria para seu bem: dormir melhor. Pelo menos era esse o objetivo do chamado "modo noturno". Mas de acordo com um estudo divulgado esta segunda-feira, 16 de dezembro, pela Universidade de Manchester, os tons quentes acionados nesse período prejudicam o sono.

Segundo os investigadores, o uso de luzes fracas e frias à noite e de luzes mais quentes durante o dia pode ser mais benéfico para a saúde. Então porque é que os telefones introduziram o modo noturno?

De acordo com o jornal britânico "The Guardian", a ideia que deu origem às luzes do "modo noite" surgiu há 20 anos, com a descoberta da melanopsina, uma proteína do olho sensível à luz do luz, que regula o relógio corporal.

Estudo. Telemóveis podem estar relacionados com aparecimento de osso no crânio
Estudo. Telemóveis podem estar relacionados com aparecimento de osso no crânio
Ver artigo

Ou seja, de acordo com Tim Brown, que liderou o estudo, naquela altura os cientistas consideravam a melanopsina como "fundamental para detetar o brilho" e era melhor a detetar fotões (partículas elementares de energia luminosa) de comprimento de onda curto, e pensava-se que a luz azul era favorável.

Contudo, o que o estudo revelou é que sim, o brilho é o mais importante para a melanopsina e não, as luz de tons quentes não são menos relaxantes do que as frias — o importante é que a luz seja fraca para não influenciar o sono, e preferencialmente fria. 

Isto porque associamos o amarelo à luz do dia e o azul ao crepúsculo (anoitecer). Por isso, quando chega a hora de dormir, são os tons frios que o nosso relógio corporal associa ao sono.

"A pesquisa já deu evidências de que alinhar os relógios corporais com os nossos horários sociais e de trabalho pode ser bom para a saúde. Usar cores adequadas pode ser a melhor forma de conseguirmos alcançar isso", conclui o investigador Brown.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.