Eduardo Beauté morreu a 7 de setembro. O hairstylist de famosos como Fernanda Serrano foi encontrado em casa, sem vida, por uma amiga. Nas primeiras horas supôs-se que a causa da morte teria sido suicídio, mas a autópsia revelou tratar-se de uma embolia cerebral fatal.

Nesta altura, a preocupação era só uma: o que seria feito dos três filhos do cabeleireiro? Eduardo Beauté esteve casado com o modelo Luís Borges o casal adotou Bernardo, Lurdes e Eduardo, mas na altura não era permitido a casais homossexuais adotar, e por isso foi o cabeleireiro que ficou com os poderes legais das crianças. Tanto quanto se sabe, atualmente as três crianças estão ao cuidado do modelo.

Esta quarta-feira, 18 de dezembro, o modelo foi um dos convidados do “Você na TV”. Com Maria Cerqueira Gomes, Luís Borges falou do ex-marido, de como deu a notícia aos filhos e sobre o seu papel de pai.

O que vai acontecer aos três filhos de Eduardo Beauté?
O que vai acontecer aos três filhos de Eduardo Beauté?
Ver artigo

“Tinha uma relação de amizade com o Eduardo. Ele teve várias situações complicadas e eu estive sempre lá para o apoiar. Estava em paz com o Eduardo. Eu tinha estado com ele dois dias antes, eu fui lá a casa entregar os miúdos e estive a falar com ele. Ele estava super feliz”, disse. “Quando recebi a notícia foi um choque. O Eduardo vai ser sempre uma pessoa importante na minha vida e foi duro, como é óbvio”.

Luís Borges acrescentou ainda que nunca pôs em cima da mesa a hipótese de suicídio. “Nunca pensei que fosse um ato dele apesar de, a certa altura, ele ter tido um devaneio e ter escrito coisas que não devia. Nós falámos imenso disso”, acrescentou. “Quando soube, a minha preocupação foi: como é que vou dizer aos meus filhos que já não têm pai, principalmente à Lu que era a minha dos olhos dele?”.

O modelo explicou que foi difícil contar aos três filhos que Beauté tinha morrido e, nesta fase, contou com a ajuda de Alice, secretária e amiga do cabeleireiro. “Nós tivemos de explicar que o pai estava doente, teve de ir para o céu e que neste momento há uma estrela a olhar para eles”, afirmou. “Hoje em dia, a Lu vê o pai como uma estrela e consegue lidar bem com a realidade de não ter o pai presente. É normal que ela sinta muitas saudades e vai sentir ainda mais. Mas está a ficar bem”.

Sobre o seu papel de pai diz não “admitir a ninguém” que digam que é mau pai. “Eu sei o que valho enquanto pai. Eu sempre soube que não iria acontecer [perder os seus filhos], se eu fosse um mau pai poderia estar preocupado”, acrescentou.