21 de outubro de 1966. A vila galesa de Aberfan acordava como tantas outras manhãs, com as crianças a levantarem-se para a escola e os adultos para os seus postos de trabalho. Nada fazia prever que aquele dia ficasse marcado pela tragédia quando, poucos minutos depois das nove, a mina de carvão colapsou e escorreu, em forma de lama, pelos montes engolindo tudo o que encontrava pelo caminho. Edifícios, uma escola primária, 28 adultos e 116 crianças.

O Desastre de Aberfan, como ainda hoje é conhecido, foi um dos momentos mais marcantes do reinado de Isabel II. Não só pelo número de mortes e pelo grau de destruição, mas também porque a rainha hesitou até ao último momento em visitar a pequena vila para estar junto da população e prestar homenagem à família das vítimas.

Isabel II critica "The Crown"
Isabel II critica "The Crown"
Ver artigo

O momento é recordado em "The Crown", que mostra que a demora da reação da rainha, algo que é ainda hoje um dos seus maiores arrependimentos. Mas a série da Netflix não é só conhecida por mostrar os bastidores da família real, mas também por recriar cenários e elementos decorativos à luz da época.

Os cenários, por transmitirem grandiosidade e conforto, são de encher o olho e um dos elementos mais importantes da série. E muitos deles são filmados em locais reais, como é o caso do Castelo Belvoir, no Reino Unido, que está a aceitar reservas para quem procure festejar a passagem de ano como um membro da realeza. A estadia garante ainda uma toma de chá e a de um cocktail na biblioteca.

Construído inicialmente para visitas reais e usado como representação do Castelo de Windsor, o espaço vai estar disponível para arrendar na Airbnb a 31 de dezembro. Depois disso, a suite real aceita reservas para 11 e 25 de janeiro.

Para ter a oportunidade de passar a noite naquele que, em "The Crown", foi o castelo real, basta que efetue a reserva através do anúncio oficial na plataforma a partir das 13 horas de sexta-feira, 20 de dezembro.

Já pode dormir na mansão de Reese Witherspoon em "Big Little Lies"
Já pode dormir na mansão de Reese Witherspoon em "Big Little Lies"
Ver artigo

O único requisito é que os hóspedes tenham um perfil verificado na plataforma da Airbnb e, no seu perfil, tenham comentários positivos de outros proprietários de alojamentos onde tenham ficado.

A suite especial é conhecida pelo luxo e glamour, elementos característicos da família britânica. O valor da reserva, que ronda os 359 euros, vai ser doado ao Rainbows Hospice for Children and Young People, uma organização que oferece cuidados paliativos a crianças e jovens.