A penúltima cerimónia de compromisso de "Casados à Primeira Vista", o reality show da SIC, trouxe revelações inéditas e tornou ainda mais evidente a tensão que existe em dois dos casais mais problemáticos do programa até agora. Enquanto Liliana admitiu ser incapaz de dormir na mesma cama com Pedro, acusando-o de exagerar nas abordagens, este nega e ressente a companheira pela mudança de comportamento desde a lua de mel.

No episódio emitido este domingo, 15 de dezembro, Liliana criticou ainda o companheiro que considera ser uma pessoa incapaz de tomar decisões assertivas e firmes.

"Continuo a achar que o Pedro é uma pessoa muito infantil, muito criança, que quando precisa de tomar decisões firmes e assertivas, é despistado", explicou na cerimónia de compromisso — o momento em que os casais têm de decidir se continuam juntos ou não.

Questionado sobre se Pedro desejava Liliana, Pedro disse não ter "qualquer problema em dizer que sim", até porque já o tinha feito antes. "Não é possível dizer que não se deseja uma mulher bonita, inteligente e interessantíssima como a Liliana", explicou. Contudo, e para tornar em evidência a cisão que existe entre os dois, Liliana foi mais longe e contou pela primeira vez que não se sentia à vontade para dormir com Pedro.

“Pesadelo na Cozinha”. Os momentos mais violentos, caricatos e WTF no restaurante O Histórico
“Pesadelo na Cozinha”. Os momentos mais violentos, caricatos e WTF no restaurante O Histórico
Ver artigo

"Não preciso de dormir com o Pedro ou de estar constantemente abraçada a ele para sentir que temos uma relação de cumplicidade. Não durmo com o Pedro porque não me sinto confortável. Porque há uns tempos, ele teve umas atitudes ao nível do toque, que embora sejam naturais, me deixaram desconfortável", revelou Liliana para choque do companheiro que não estava a par do desconforto da parceira.

"Já disse isto ao Pedro e repito: neste momento, não o desejo. Não sinto vontade de ir para a cama com ele", continuou Liliana.

Apesar das revelações, ambos decidiram permanecer no programa e aceitar a ajuda dos especialistas para ultrapassar os problemas por que estavam a passar na intimidade. "Às vezes, o facto de não procurar ajuda não quer dizer que não tenha vontade de melhor. Pode só querer significar que a pessoa não quer demonstrar fraqueza", desabou Liliana.

Mas este não é o único casal à beira do desgaste emocional. No sofá onde os casais decidem o seu futuro em "Casados à Primeira Vista", Luís e Marta sentaram-se para dar a conhecer uma das maiores dificuldades por que a relação tem passado: a falta de comunicação e os constantes mal entendidos entre os dois.

Depois do aparente triângulo amoroso que envolvia Marta, Tatiana e Luís, Tatiana voltou a esclarecer que terá sido culpa sua ao confundir a amizade de Luís, que só queria ajudar a amiga com os problemas por que passava com Bruno, com amor.

"O carinho que eu dava à Tatiana era o que ela precisava. O Bruno não dava carinho, trabalhava para o beijinho. E eu era a o suporte dela e tratava-a como uma pessoa que tinha sentimentos. Se calhar eu era o que ela queria do Bruno e ele não dava", desafabou Luís.

"Eu nunca menti à minha mulher ou ao meu marido". Mas há concorrentes que já o fizeram
"Eu nunca menti à minha mulher ou ao meu marido". Mas há concorrentes que já o fizeram
Ver artigo

Embora os especialistas garantam que o discurso corporal de ambos indica, ainda que inconscientemente, que estariam disponíveis para uma relação, tanto Bruno e Tatiana como Marta e Luís permanecem juntos. Mas voltaram a discutir, e desta vez à frente dos especialistas.

É que segundo Luís, as técnicas de comunicação de Marta têm como objetivo manipular os factos e levar as outras pessoas a acreditar que aquilo que ela está a dizer aconteceu tal e qual como ela conta. "A primeira vez que falei com a Marta e ela começou a dizer-me coisas sobre a Tatiana irritou-me imenso. Agora estamos completamente longe de onde estávamos. Nem falamos. Voltou tudo a ser uma merda."

E continua: "Há muita coisa que a Marta diz... a forma como ela controla o tom, é de uma maneira muito específica. Sinto que estou sempre a tentar sair de uma discussão que nunca acaba e gostava de não passar por isto na próxima semana."

Marta, por sua vez, passou grande parte do programa a dizer que "estava tudo bem" e que os mal entendidos acontecem, embora estejam a ser cada vez mais recorrentes entre os dois.

"Acredito que o Luís tem bons princípios e bons valores. No fundo, não passou de um mal entendido. E isso acontece. Tivemos um desentendimento que nada teve que ver com a situação da Tatiana e procurei, nessa conversa que tivemos, transmitir ao Luís que confio nele. Só que, como tem vindo a ser habitual connosco, houve novamente um mal entendido porque o Luís fica ofendido, magoado, irritado com qualquer coisa que eu diga. Se calhar o melhor é ficar calada."

Liliana e Pedro explicam porque é que decidiram voltar ao programa
Liliana e Pedro explicam porque é que decidiram voltar ao programa
Ver artigo

Apesar da tensão entre os dois, e das observações dos especialistas que indicam que aquele casal está mais distante do que nunca, os dois decidiram assumir o compromisso e continuar juntos na tentativa de melhor.

Enquanto Marta insiste na ideia de que "foi só um desentendimento" entre ambos e desvalorize a ideia de "uma polémica" na relação, Luís não tem dúvidas de que tudo mudou drasticamente "depois da lua de mel nas Maldivas".

Na próxima semana será a última cerimónia de compromisso, que marca a reta final da nova temporada de "Casados à Primeira Vista".