Localizado na Rua do Ouro, em Lisboa, o edifício que antes serviu de sede ao antigo Banco Totta é agora um novo museu que promete não só contar a história do património, mas também dar a conhecer como funcionava a banca de há vários anos. Além disso, vai ainda permitir que artistas portugueses de renome possam expor as suas obras nas várias salas que compõem o espaço.

De cara lavada, o novo edifício reabre este sábado, 14 de dezembro, com um novo nome. A partir de agora, a antiga sede do banco passa a assumir a identidade de Edifício dos Leões — nome que só pode estar associado ao facto de, à entrada, as estátuas dos leões servirem como que guardiões do património.

As várias salas estão decoradas com artigos de época que sobreviveram à passagem do tempo e que permitem um olhar atento sobre o passado. Há documentos, imagens e objetos reais referentes à operação do banco em Portugal.

Banksy critica pobreza com novo mural no Reino Unido
Banksy critica pobreza com novo mural no Reino Unido
Ver artigo

No entanto, e segundo revelou Inês Oom de Sousa, administradora do Santander Totta, ao jornal "Eco", embora o museu conte com uma exposição permanente de obras detidas pelo próprio branco, haverá também a possibilidade de ter artigos detidas pela casa-mãe, em Espanha. Mas os artistas portugueses também terão possibilidade de se darem a conhecer no novo Edifício dos Leões.

Essas exposições serão realizadas "de quatro em cinco meses" e vai contar com "o artista a fazer a sua própria apresentação", revelou a administradora do grupo.

O novo espaço abre já no próximo sábado, 14 de dezembro, mas a MAGG játeve a oprtunidade de o conhecer e mostra-lhe em primeira não tudo o que vai poder encontrar no Edifício dos Leões. A primeira exposição dedicada a artistas portugueses pertence a Joana Vasconcelos, que apresenta a sua nova mostra intitulada "Lar Doce Lar".