O novo reality show da TLC chama-se "Hot and Heavy", foi anunciado esta semana e já está a gerar duras críticas na internet. O programa, que tem estreia marcada já para o início de janeiro, é acusado de explorar e ridicularizar pessoas que sofram de excesso de peso — que, no programa, são mulheres.

"Para estes casais, o amor não conhece tamanho", é assim que o novo conteúdo da grelha de promoção da TLC é apresentado no trailer oficial. E segundo o canal de televisão, os protagonistas vão ser três casais em que os homens têm como objetivo "defender a honra das suas parceiras e lidar com o julgamento por estarem numa relação de 'pesos mistos'".

Nas redes sociais, as críticas não param de chegar e são vários os utilizadores que apontam o dedo não só ao título do programa mas também à decisão de só mostrar casais em que a mulher é a pessoa que sofre de excesso de peso — enquanto que o homem é magro e corresponde aos padrões estereotipados de beleza.

"É suposto ignorarmos o facto de eles só usarem casais em que a mulher é maior, como se não estivessem a fazer troça dela? E o título: 'Hot and Heavy'? A sério?", escreveu uma utilizadora no Twitter.

"Ao mostrar casais onde só a mulher sofre de excesso de peso, a TLC está a perpetuar estereótipos de beleza na mulher. É uma posição triste de se ter em 2020", escreveu outro utilizador.

Poderá um problema na tiroide justificar um grande aumento de peso?
Poderá um problema na tiroide justificar um grande aumento de peso?
Ver artigo

Já outra pessoa lamenta que a ideia do programa pareça ser a de fazer troça de quem lida diariamente com excesso de peso. "Porquê ter apenas mulheres com excesso de peso e homens magros? É como se existisse aqui uma outra mensagem qualquer", lamenta.

Depois de o trailer ter sido publicado nas redes sociais da TLC, a estação enfrenta agora acusações de "fat shaming" e de pedidos de cancelamento do programa antes da estreia — a acontecer a 7 de janeiro. Face às críticas, ainda nenhum porta-voz do canal americano prestou quaisquer declarações sobre a polémica.