Bárbara Inês é provavelmente uma das influenciadoras digitais portuguesas mais irreverentes.  Constrói looks que vão do mais simples e sóbrio ao excêntrico e arriscado, faz mudanças radicais de corte e cor de cabelo, mete-se em viagens por países pouco visitados, e o resultado de tudo isto são conteúdos diferentes e cativantes que partilha na sua conta de Instagram.

Mas apesar do estilo alternativo, a influenciadora digital, que em 2018 e 2019 venceu o prémio Blogs do Ano na categoria de Moda, revela à MAGG que, apesar de ter uma imagem irreverente, há uma faceta sua que talvez poucos conheçam, o seu lado mais tranquilo e responsável.

“Sou uma pessoa com dois lados, muito responsável e muito party girl”, conta a blogger. “Não consigo deixar coisas por fazer, falhar compromissos ou dizer que não tenho tempo para alguma coisa. Sinto que tenho sempre tempo se me organizar bem.”

Estudava numa escola secundária, em Mafra, quando começou a consumir blogs internacionais. Como recorda à MAGG, na altura não se via nada dentro do mesmo género na zona onde estudava e, por isso, foi-se destacando pelo seu estilo diferente, que tanto podia ser mais simples como completamente alternativo.

“Lembro-me de ir para a escola num look todo branco e um batom preto porque achava cool. Ficava toda a gente a olhar de lado.”

Tendência. Como conjugar os novos ténis todo o terreno New Balance com looks fashion
Tendência. Como conjugar os novos ténis todo o terreno New Balance com looks fashion
Ver artigo

As primeiras fotografias surgiram por acaso. Fotografava os amigos na biblioteca da escola, os animais de estimação, flores do quintal dos pais e, pelo meio, alguns detalhes dos seus looks “sempre com aqueles filtros muito carregados”, recorda, entre risos. Mas a realidade é que Bárbara nunca imaginou que aquelas fotografias que tirava na adolescência lhe iriam abrir portas para um mundo novo.

Veio estudar Design para Lisboa e foi na capital que acabou por ficar, quando as plataformas digitais começaram a tornar-se cada vez mais no seu trabalho. Chegou a participar em televisão — foi uma das MTV It Girls ao lado de Mafalda Castro, Mafalda Sampaio e, mais tarde, Madalena Sá Fernandes — e depressa surgiram algumas parcerias com marcas como a New Balance, da qual é embaixadora, que, de certa forma, mudou o seu estilo habitual.

“Sempre fui de usar ténis e comecei a usar New Balance com um modelo muito discreto porque precisava de algo assim”, recorda. “Com o passar do tempo fui-me entusiasmando. Fui descobrindo que havia todo um mundo de modelos e cores e padrões.”

A descoberta pode ter mudado algumas coisas na sua forma de vestir, mas há elementos que continuam sempre presentes. As peças em ganga e os blusões de cabedal não podem faltar no seu roupeiro, e o estilo “edgy e irreverente”, como a blogger define, continua a ser o que mais utiliza. No entanto, basta abrir o seu Instagram para ver que Bárbara cria vários looks mais simples — “básicos, e cool ao mesmo tempo”, como explica à MAGG —, mas com uma peça que lhes traz vida: o calçado.

Bárbara Inês. “Acho mega cool usar um fato e umas sapatilhas”

As sapatilhas fazem parte dos seus looks praticamente todos os dias, de tal forma que não tem um único par de saltos altos em casa. No dia a dia, prefere umas mom Jeans com uma camisola básica e, em dias mais frios, um casaco oversize quente. Para completar o conjunto, uns ténis, mais ou menos discretos, depende sempre do conjunto.

Nesta sessão fotográfica, por exemplo, optou por conjugar as novas Fresh Foam 850 All Terrain com um conjunto simples em tons creme. Mas, como diz, as sapatilhas também servem para situações mais formais. “Acho mega cool usar um fato e umas sapatilhas.”