Está sentado no sofá com o seu cão, quando este lhe começa a dar-lhe patadas simpáticas. Boas notícias: poderá ser uma forma de ele demonstrar o amor que sente por si. Mas não só.

Sem forma de lhes entendermos o latido, os cães comunicam muito através da expressão corporal. "Os cães usam as patas para comunicar", escreve Rebecca Forrest, uma instrutora de cães assistentes, na página da The Dog Clinc, um site informativo para donos de cães. Na mesma publicação, Forest explica que, para compreender aquilo que o cão poderá estar a dizer, é necessário seguir algumas pistas, tendo em conta o contexto.

Barkyn. Quem adota um cão nesta empresa portuguesa, pode ir de licença de maternidade
Barkyn. Quem adota um cão nesta empresa portuguesa, pode ir de licença de maternidade
Ver artigo

1. Atenção

Pois, as tais patadas podem não ser apenas uma expressão de carinho, mas uma forma de chamar a sua atenção. 

“Os cães prosperam na companhia humana. Criámo-los para que eles dependam de nós para tudo — incluindo para interações sociais e de divertimento — de modo a que eles não têm vergonha de nos informar caso estejam a sentir-se negligenciados ”, escreve a instrutora.

2. Fome

Rebecca Forest acrescenta ainda que a fome é outro motivo que leva os cães a usarem as patas para comunicar. "Os donos ficam sempre surpreendidos pelo facto de os cães saberem a hora certa. Verifique o relógio na próxima vez que seu cão lhe der a pata  e veja se ele está a antecipar o jantar", sugere.

Mas, alerta: "A maioria dos cães comeria o dia todo, se pudesse. (...) Se permitir que seu cão decida a hora de ser alimentado, ele poderá ficar acima do peso, o que afetará sua saúde."

3. Insegurança

Uma pata levantada também pode ser sinal de insegurança. "Uma pata levantada na linguagem do cão pode significar que o seu cão está a sentir-se stressado", escreve. Neste caso, observe o resto do corpo e verifique se há mais sinais de ansiedade, estado que também se expressa nas orelhas e na boca.

Nesses momentos, o melhor será distrair e entreter o animal, de modo a que ele se abstraia daquilo que está a induzir os nervos.

Alivia a dor, gera amor e combate o excesso de peso. 10 formas como a oxitocina atua no nosso corpo
Alivia a dor, gera amor e combate o excesso de peso. 10 formas como a oxitocina atua no nosso corpo
Ver artigo

4. Carinho

Mas, além de insegurança ou nervosismo, também a expressão corporal é utilizada para expressar afetos. Por isso, quando o seu cão lhe dá a pata, enquanto lhe está a fazer festinhas, então é porque ele está a retribuir. É que, tal como os humanos, os cães liberam oxitocina, a hormona do amor e sociabilidade.

"Ao dar a pata enquanto lhe dá afetos é uma forma de ele ampliar ainda mais o contacto, retribuindo o carinho", escreve Forrest.