Não encontrará neste artigo receitas que substituem açúcar por mel, que usam farinha de aveia ao invés de trigo ou sequer aquelas que trocam a manteiga por uma outra qualquer possibilidade de gordura vegetal. Não. Esta quarta-feira, 4 de dezembro, celebra-se o Dia da Bolacha e, por isso, não pomos nada de parte. As sugestões incluem aquilo que se quer neste snack guloso: sabores doces, texturas viciantes.

Das pepitas de chocolate a uma opção integralmente achocolatada, da manteiga de amendoim à manteiga original, reunimos cinco receitas para celebrar a efeméride, hoje ou noutro dia qualquer — tendo sempre presente que não é boa ideia comer todos os dias.

6 spots onde servem pizzas, bagels, gelados e donuts com Nutella
6 spots onde servem pizzas, bagels, gelados e donuts com Nutella
Ver artigo

1. Bolachas com pepitas de chocolate

Dia da Bolacha. 5 receitas gordas que não olham a calorias

Ingredientes:
½ chávena de manteiga, à temperatura ambiente
¼ chávena de açúcar granulado
1/3 chávena de açúcar mascavado
1 ovo grande
½ colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de fermento
1 chávena de chips de chocolate preto
½ chávena de nozes grosseiramente picadas (opcional)

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 180 °C (350 °F). Bata a manteiga e os dois açúcares numa tigela grande até obter um preparado leve e fofo. Adicione o ovo e o extrato de baunilha e misture bem.
Misture a farinha, o sal e o fermento numa outra taça. Adicione os ingredientes secos à massa e misture até ficar tudo bem homogéneo. Misture as chips de chocolate e as nozes (se desejar).
Com a ajuda de uma colher pequena para gelado, deite a massa com 5 a 7 cm de distância num tabuleiro para bolachas não untado. Achate cada bolacha com a parte de trás de uma colher para ficar com cerca de 7 cm de diâmetro.
Coloque no forno até os centros ficarem ligeiramente moles ao toque, 11 a 14 minutos.  Deixe arrefecer no tabuleiro das bolachas durante 5 minutos e, de seguida, transfira-as para suportes para arrefecerem totalmente.

Esta receita é do livro "Homemade Ice Cream & Dessert Book" da Ben & Jerry’s.

2. Bolachas de chocolate

Dia da Bolacha. 5 receitas gordas que não olham a calorias

Ingredientes:
250 gramas de manteiga à temperatura ambiente
150 gramas de açúcar
40 gramas de cacau em pó
300 gramas de farinha de trigo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 170 graus C
Forre uma forma com papel manteiga
Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos e bata até formar uma massa. (Para fazer à mão: Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro e fofo, adicione o cacau em pó peneirado e misture até ficar bem incorporado. Adicione a farinha, o bicarbonato e o fermento e mexa até incorporar.)
Com as mãos, modele os biscoitos em bolinhas e achate elas para ficar no formato de um disco.
Coloque na forma.
Asse por cerca de 15 minutos. Eles não devem sair do forno completamente assados, porque continuam assando fora do forno.
Retire a forma do forno e deixe esfriar na forma por 15 minutos. Então transfira os biscoitos para uma grade e espere esfriar por completo.

Esta receita é do blogue "Entre Panelas".

3. Bolachas de manteiga de amendoim

Dia da Bolacha. 5 receitas gordas que não olham a calorias

Ingredientes:
230g de manteiga sem sal, amolecida à temperatura ambiente
200g de açúcar granulado
150g de açúcar mascavo
2 ovos grandes
2 colheres de chá de extrato de baunilha puro
250g de manteiga de amendoim cremosa
391g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
opcional: 67g de açúcar granulado, para a cobertura

Modo de preparação:

Usando uma batedeira, bata a manteiga amolecida e os dois açúcares juntos em velocidade média até que a mistura fique homogénea.
Adicione os ovos e leve a lume alto, durante cerca de 1 minuto, até que fique bem misturado — vá raspando as laterais e o fundo da panela de forma a que não fique colado. Adicione a baunilha e a manteiga de amendoim e misture. Ponha de lado esta massa.

Noutra tigela, misture a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal. Adicione à mistura anterior e leve ao fogão, em lume brando, até que a pasta fique homogénea — ficará grossa, mas muito pegajosa. Cubra bem a massa e leve ao frigorífico durante, no mínimo, 3 horas (e até 2 dias) na geladeira.

Depois, pré-aqueça o forno a 177  graus. Forre dois tabuleiros grandes com papel vegetal. Forme as bolas de massa (cerca de 1,5 colheres de sopa de massa por biscoito) e enrole em açúcar granulado (opcional). Espalhe-as pela tabuleiro, deixando uma distância de cerca de 5 centímetros por bolacha. Pressione os biscotos crus com um garfo na parte superior, de modo a criar um padrão. Deixe no forno durante cerca de 11 minutos ou até dourar levemente nas laterais. Os centros parecerão muito suaves e desfeitos. Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro durante 5 minutos, antes de transferir para outro recipiente, para arrefecerem completamente.

Esta receita é do blogue "Sally's Baking Adiction".

4. Bolachas de manteiga

Dia da Bolacha. 5 receitas gordas que não olham a calorias

Ingredientes:
225 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
125 g de açúcar em pó
300 g de farinha tipo 65 sem fermento (usos culinários)
Açúcar granulado q.b.

Modo de preparação:
Coloque a manteiga e o açúcar em pó num robot com lâmina larga e triture até ficar homogéneo (pode ser necessário usar uma espátula para soltar alguma manteiga que tenha ficado presa no fundo).
Adicione a farinha e triture a uma velocidade média/baixa até que a massa comece a ligar-se e a desprender-se das paredes da taça.
Enfarinhe um pouco a bancada e faça um “charuto” com uma largura um pouco menor do que a largura da película aderente. Envolva bem na película e leve ao frigorífico – entre 1 hora a 1 mês.
Para cozer as bolachas, pré-aqueça o forno a 180º C.
Corte o “charuto” em fatias de meio centímetro ou um pouquinho mais. Passe as extremidades por açúcar granulado e também encoste um dos lados ao açúcar. Esse lado ficará virado para cima quando vai ao forno.
Coloque sobre um tapete de silicone ou papel vegetal untado e leve ao forno até que as bolachas estejam douradas nas extremidades e claras no centro, entre 10 a 15 minutos.

Esta receita é do blogue de Clara de Sousa.

5. Bolachas de amêndoa

Dia da Bolacha. 5 receitas gordas que não olham a calorias

Ingredientes:
200 g amêndoa moída
180 g açúcar amarelo
3 ovos S
40 g amêndoa laminada

Modo de preparação:
Pré-aqueça o forno a 220º C.
Misture a amêndoa finamente moída com o açúcar amarelo e os ovos, batendo um de cada vez. Mexa bem até obter uma mistura homogénea.
Com a ajuda de uma colher de chá, molde pequenas bolas de massa e passe-as pela amêndoa grosseiramente picada, de forma a ficarem bem cobertas de amêndoa.
Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal, disponha os bolinhos e leve-os ao forno 15 minutos ou até estarem bem dourados.
Depois de frios, guarde numa caixa hermética.

Esta receita é do Pingo Doce.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.