Os vegans não comem só legumes assados, feijão ou tofu, nem tão pouco apenas comidas saudáveis. A prova disso são alguns snacks que vão desde as bolachas vegan, como as Oreo, até às batatas fritas de chouriço, mas que de chouriço não têm nada — apenas o sabor e o cheiro, claro.

A oferta está a crescer cada vez mais, não só nos supermercados, como fora deles. O fast food já tem várias ofertas que acabam com o desejo de uma comida mais calórica, mas não com a vida de qualquer animal e também não põem em causa os princípios do veganismo.

Mostramos três novidades tanto vegetarianas, como vegan, que sugiram em novembro.

Telepizza

Nova pizza da Telepizza

Telepizza/Facebook

Pizza vegan? Já existe e leva tudo a que tem direito. Na novidade da Telepizza lançada a 8 de novembro, o queijo é certo, e os restantes ingredientes são escolhidos a seguir entre uma panóplia que tem tanto de comum, como de irreverente: molho de tomate e orégãos, molho barbecue, milho, pimento verde, cogumelos, tomate cherry, azeitonas, batatas dipper, cebola e espinafres.

Claro que não podia faltar o polémico ananás e um outro ingrediente também discutível na pizza que pertence à categoria das frutas: a banana. Todos estes têm como base uma massa clássica, fina ou integral, cujo tamanho pode ir desde o individual (6,35€), até ao familiar (15,60€). Esta opção não é só para vegans — também está apta para intolerantes à lactose.

“Mais do que uma tendência, é já uma exigência do mercado, seja por motivos de saúde, éticos ou ambientais”, diz o diretor de marketing da Telepizza, João André, em comunicado de imprensa.

E onde é que pode encontrar? Em qualquer restaurante da cadeia em Portugal e na aplicação ou no site, através do qual as encomendas vegan seguem diretas a sua casa.

Dia Mundial do Veganismo. Pedimos a três vegans para mostrarem as marmitas (e afinal não comem só alface)

Burger King

Este é o novo hambúrguer vegetariano da Burger King

donatas1205

O novo hambúrguer de base vegetal do Burger King apresenta-se como 100% Whopper e 100% Vegetal. O Rebel Whopper é como uma revolução não só porque é o primeiro hambúrguer vegetal a integrar o menu da cadeia, como pelo facto de juntar ingredientes que fazem dele um hambúrguer igualmente composto como os da restante carta.

O Rebel Whopper troca a carne do tradicional Whopper pelo hambúrguer grelhado de base vegetal e dentro do pão de hambúrguer há ainda rodelas de tomate alface, maionese, ketchup, pickles e cebola às rodelas. 

Portugal — incluindo os arquipélagos da Madeira e dos Açores — não foi o único País a receber a novidade a 12 novembro: mais 25 países receberam o novo hambúrguer. Este foi desenvolvido pela Burger King em parceria com a The Vegetarian Butcher — uma empresa de referência no mercado de produção de hambúrgueres à base de plantas.

Pans & Company

Sandes Heura® BBQ

Imaginas poder ter todo o sabor do molho BBQ em uma sandes totalmente vegan? Agora é possível com a nova sandes Heura® BBQ

É tal e qual como anuncia o vídeo: uma sandes em pão de baguete, heura (um alimento à base de soja que parece e até sabe a carne), alface, tomate e, o mais surpreendente, molho BBQ. Sim, o molho que normalmente acompanha pratos de carne assada, está incluído nesta sandes que não só é vegetariana, como vegan.

A novidade foi anunciada esta quarta-feira, 27 de novembro, no Facebook da cadeia e junta-se a outras opções vegetais da Pans & Company como é o caso da sandes heura de pimentos e a heura guacamole, a sandes mozzarela pesto, a salada de quinoa com heura e ainda a salada mediterrânica com heura.