Desafio "10 year challenge", desafio da canela ou "Ice Bucket Challenge". Provavelmente já ouviu falar destes desafios que se tornaram virais na internet. Uns envolvem comer coisas esquisitas, outras deitar água gelada pela cabeça abaixo, masa verdade é que são muitos os que não resistem a experimentar.

Há mais um, sem qualquer perigo, e é preciso apenas uma coisa: uma cadeira. Mas este desafio é planeado ao milímetro, tal como esta mulher e este homem mostraram num vídeo que foi partilhado na rede social Tik Tok.

O primeiro passo é aproximar-se da parede e dar três passos para trás, pé ante pé. Depois, já com os dois pés juntos e à largura dos ombros, deve manter a posição e aproximar uma cadeira, colocando-a à sua frente. Já com o tronco inclinado formando um ângulo de 90º (ora aqui está a precisão de cada movimento), deve segurar a cadeira, colocá-la junto ao tronco e eis o desafio: subir com a cadeira sem a tirar junto do tronco.

O vídeo mostra que as mulheres conseguem fazê-lo, mas os homens não. E porquê? De acordo com o cientista da Jeremy Johnson, "o centro de massa para a maioria das mulheres é mais baixo do que os quadris, enquanto que o centro de massa nos homens é muito maior", diz ao jornal "The Sun".

Ou seja, o centro de gravidade de cada sexo varia, e o desafio parece estar relacionado com o facto de o centro de massa dos homens ser o peito e o das mulheres concentrar-se na área da cintura.

Mas há mais teorias: o tamanho dos pés. Esta é dita ao mesmo jornal pelo professor da Universidade de Cambridge, que indica que os homens têm pés mais longos, logo os passos para trás a partir da parede são maiores do que aqueles que são dados pela mulher.

"Cheesed challenge". Novo desafio da internet é atirar fatias de queijo à cara de bebés (sim, há gente a filmar isto)
"Cheesed challenge". Novo desafio da internet é atirar fatias de queijo à cara de bebés (sim, há gente a filmar isto)
Ver artigo

"Os pés maiores do homem significam que ele está mais longe da parede do que a mulher e, portanto, está inclinado para a frente", refere e acrescenta que as mulheres são bem sucedidas no desafio porque têm as pernas mais próximas da parede e estão apoiadas.

Entretanto já surgiram uma série de vídeos na rede social que comprovam que os homens não conseguem, ao contrário das mulheres. Veja na galeria as fotografias que provam que este desafio é praticamente impossível de ser realizado pela ala masculina.

*Texto atualizado a 18 de março de 2023.