A história de Isabel II e do príncipe Filipe começou como muitas outras: conheceram-se pela primeira vez num casamento. Estávamos no ano de 1934, quando a agora rainha encontrou aquele que viria a tornar-se seu marido. Na altura tinha 8 anos, e os dois tinham marcado presença no casamento da princesa Marina da Grécia e da Dinamarca com o príncipe Jorge, tio de Isabel II.

Um facto curioso é que tanto Isabel II como o duque de Edimburgo são ambos trinetos da rainha Victoria, o que faz com que sejam primos afastados.

Do nascimento de Archie ao escândalo com o príncipe André. O ano da família real em revista

Uns anos mais tarde, os dois voltaram a encontrar-se e a amizade começou a crescer. Em 1946, o príncipe Filipe pediu a mão de Isabel em casamento. Segundo a revista “Oprah”, o rei terá pedido ao futuro marido da filha para que esperasse um ano para propor Isabel II em casamento — assim a rainha ficaria noiva aos 21 anos.

Feitas as contas, foi em 1946 que os súbditos ficaram a conhecer o noivado, e foi nesse mesmo ano que Isabel II e Filipe casaram. A cerimónia ocorreu 20 de novembro de 1947, na abadia de Westminster – onde, uns anos mais tarde, William e Kate viriam também a casar. Foram convidadas duas mil pessoas e a cerimónia foi transmitida via rádio para todo o mundo.

Isto aconteceu há 72 anos. Hoje, a rainha Isabel II e o príncipe Filipe comemoram mais um aniversário de casamento.

A rainha está cada vez mais afastada do príncipe Filipe

Nas redes sociais, William e Kate já deram os parabéns aos monarcas. “Desejamos a sua Majestade, a rainha, e a sua Majestade, o duque de Edimburgo, um feliz 72.º aniversário”, lê-se na legenda que serve para ilustrar duas fotografias dos avós de William e Harry. Espera-se que, ao longo do dia, os restantes membros da família real façam publicação alusivas à data.

Em jeito de comemoração, a MAGG revê a relação de rainha Isabel II com o príncipe Filipe ao longo destes 72 anos.

72 fotos