A forma das sanitas não é propriamente um detalhe a que todos estejamos atentos quando vamos à casa de banho. Mas talvez já tenha reparado que o assento de algumas sanitas das casas de banho publicas têm uma forma diferente daquele que tem em casa. 

É provável que o assento da sua lá de casa tenha uma forma redonda que abrange toda a área da sanita, mas a dos estabelecimentos podem ter uma abertura na frente da sanita, formando um “U”.

Mas há uma razão para isto acontecer e, apesar de muitas vezes ser estranho e desconfortável, este “U” está a zelar pela sua saúde: esta abertura evita que os órgãos genitais fiquem em contacto com a sanita e acaba por ser menos um local para onde vai a urina.

Lei de identidade de género nas escolas. Guia para não dizer disparates (como “vai haver casas de banho mistas”)

De acordo com Lynne Simnick, vice-presidente do desenvolvimento de código da Associação Internacional de Encanadores e Oficiais Mecânicos, a abertura do assento em “U” permite que as mulheres façam uma melhor higiene quando “limpam a área perineal depois de usar a casa de banho sem estar em contacto com o assento”, disse ao jornal “The Sun“. 

A forma destes assentos está até regulada pela maioria das autoridades públicas dos EUA, como é o caso da Califórnia que diz: “Todos os assentos das sanitas, exceto aqueles dentro das habitações, devem ser do tipo de frente aberta ou ter um dispensador automático de cobertura de assento”.