A forma das sanitas não é propriamente um detalhe a que todos estejamos atentos quando vamos à casa de banho. Mas talvez já tenha reparado que o assento de algumas sanitas das casas de banho publicas têm uma forma diferente daquele que tem em casa. 

É provável que o assento da sua lá de casa tenha uma forma redonda que abrange toda a área da sanita, mas a dos estabelecimentos podem ter uma abertura na frente da sanita, formando um "U".

Mas há uma razão para isto acontecer e, apesar de muitas vezes ser estranho e desconfortável, este "U" está a zelar pela sua saúde: esta abertura evita que os órgãos genitais fiquem em contacto com a sanita e acaba por ser menos um local para onde vai a urina.

Lei de identidade de género nas escolas. Guia para não dizer disparates (como "vai haver casas de banho mistas")
Lei de identidade de género nas escolas. Guia para não dizer disparates (como "vai haver casas de banho mistas")
Ver artigo

De acordo com Lynne Simnick, vice-presidente do desenvolvimento de código da Associação Internacional de Encanadores e Oficiais Mecânicos, a abertura do assento em "U" permite que as mulheres façam uma melhor higiene quando "limpam a área perineal depois de usar a casa de banho sem estar em contacto com o assento", disse ao jornal "The Sun". 

A forma destes assentos está até regulada pela maioria das autoridades públicas dos EUA, como é o caso da Califórnia que diz: "Todos os assentos das sanitas, exceto aqueles dentro das habitações, devem ser do tipo de frente aberta ou ter um dispensador automático de cobertura de assento".