Numa fase inicial, os assistentes digitais de voz funcionavam através de colunas que ativavam funções como ligar o aspirador, enviar uma mensagem ou programar a hora de abertura dos estores. O sistema evoluiu e chegou aos smartphones com a Siri ou o Google Assistant, mas sempre numa versão em inglês ou em português do Brasil.

Esta terça-feira, 14 de novembro, tudo mudou: a assistente virtual da Google ficou disponível na versão portuguesa de Portugal e a curiosidade era muito. Ela seria mesmo capaz de entender-nos? Não haveria mal-entendidos? E será que teria sentido de humor?

Google admite ouvir áudios dos clientes da tecnologia Google Assistant
Google admite ouvir áudios dos clientes da tecnologia Google Assistant
Ver artigo

Foi exatamente isso que fomos testar. Com a versão atualizada do software, entrámos na aplicação da Google e selecionámos, na barra inferior, a opção "Atualização". E lá estava ela, pronta para nos ajudar com todas as nossas dúvidas — por mais íntimas que fossem. 

Com rapidez e sentido de humor, o sistema de voz respondeu a questões como "Quantos anos tens?", "queres ser a minha melhor amiga?" ou "podes contar-me uma piada?". E sim, contou.