Um corredor de resistência de Dorset, Inglaterra, conseguiu bater um novo recorde ao correr os 46 quilómetros e 195 metros de uma maratona em todos os países do mundo. O recorde ficou completo a 10 de novembro quando acabou a Maratona Clássica de Atenas, na Grécia.

Nick Butter disse que se sentia renascido depois de conseguir correr nos 196 países reconhecidos pelas Nações Unidas. O antigo bancário levou 22 meses a completar este desafio que dedicou à ajuda na luta contra o cancro da próstata no Reino Unido. Kevin Webster, também maratonista, foi quem inspirou esta ideia de Nick quando se conheceram numa prova no Deserto do Sahara.

Webber tinha sido diagnosticado com cancro da próstata em 2014 e, de acordo com Butter, tinham-lhe dado apenas dois anos de vida. "Eu não acho que conseguimos perceber o sentido da vida até algo como o que aconteceu ao Kevin nos aconteça a nós. Não percebemos o valor da vida até nos dizerem que vamos morrer", disse Nick à Press Association, conforme escreve o jornal "The Independent".

Correr uma vez por semana pode reduzir o risco de morte prematura
Correr uma vez por semana pode reduzir o risco de morte prematura
Ver artigo

O recordista de 28 anos contou que, durante este desafio, teve nove intoxicações alimentares e chegou a ser mordido por sanguessugas no Nepal. Butter descreveu as provas do Kuwait e Bangladesh como as mais difíceis devido às elevadas temperaturas, enquanto que a prova da Guatemala foi uma das suas preferidas.

Mas não foram os lugares que tornaram esta experiência memorável para Butter, foram as pessoas. "Eu fui ver quantos novos contactos tinha no telemóvel e foram 2.411 novas pessoas com quem eu me cruzei", contou. "No dia de Natal recebi 32 mensagens de diferentes nacionalidades a desejarem-me feliz Natal".

Nos próximos planos do maratonista estão talk shows sobre as suas experiências e palestras em eventos escolares. "Voltei a sentir-me renascido num mundo em que eu já achava que era sortudo, mas agora percebo que eu não tinha noção da sorte que realmente tinha", disse.

Plogging. A tendência que o deixa em forma enquanto ajuda o ambiente
Plogging. A tendência que o deixa em forma enquanto ajuda o ambiente
Ver artigo

"A minha mensagem é para que as pessoas não assumam que vão ter tempo de reforma e que poderão realizar o seu sonho amanhã. Se tens tempo agora, faz. Não tem de ser uma coisa em grande, podes ser apenas abraçar alguém durante mais tempo, ler um livro antes de dormir ou ir de bicicleta para o trabalho".

Até agora, Nick conseguiu angariar, através de donativos, cerca de 81.500€ dos 290.000€ que tinha como objetivo para ajudar na luta contra o cancro da próstata no Reino Unido. Quem quiser contribuir para a causa ainda o pode fazer através do site.