Black Friday. Um vez por ano, à meia-noite de uma sexta-feira, pessoas de todo o mundo correm para as lojas ou para os respetivos sites das marcas mais conhecidas. O objetivo é simples: aproveitar a descida drástica nos preços que esta data impõe e fazer todas as (grandes) compras que andavam a ser adiadas.

Só em Portugal, de acordo com os dados da Google Trend divulgados pelo site "Black Friday Global", no ano passado a sexta-feira registou um quarto da procura (25,8%), valor que não fica muito atrás daquele que se verificou nos EUA nesse mesmo dia (33,4%).

Este ano é provável que aconteça o mesmo e é por isso que algumas marcas já apresentam algumas promoções. Mostramos-lhe tudo o que pode esperar nos saldos da Black Friday — que, em alguns casos, duram bem mais do que um único dia.

FNAC

Na FNAC os descontos da Black Friday começam no dia 29 de novembro, mas prolongam-se até 2 de dezembro (a segunda-feira da semana seguinte). Este dia é mais conhecido por Cyber Monday.

E o que é que difere a Cyber Monday da Black Friday? Tradicionalmente os descontos neste dia são online, ao contrário da Black Friday em que as promoções centram-se nas lojas físicas, apesar também existirem online.

Mas além destas duas campanhas, a FNAC beneficia quem estiver mais atento às promoções, podendo comprar nos saldos flash. Como é que estes funcionam? Durante 24 horas é possível aproveitar descontos até 80%. Normalmente as tecnologias não alcançam um desconto tão acentuado, mas há vários artigos que pode encontrar por menos de metade do preço.

A melhor forma de se manter a par das novidades é através do Facebook da FNAC e do site Picodi, que mostra as várias promoções em Portugal.

Nike

Pode já começar a preparar a carteira para aproveitar os descontos da Nike que começam a 26 de novembro, na terça-feira da semana da Black Friday. Desde este dia até à Cyber Monday, os descontos vão até aos 50%.

Mas o site "Black Friday Global" deixa o alerta: "Durante esta semana os preços podem variar e ofertas novas podem surgir variando consoante os categorias da loja", devendo por isso estar atento às alterações de preços nessa semana.

Como as promoções nunca são demais, vai ter ainda a possibilidade de usar cupões que variam entre os 20% e os 30%. Também no caso da Nike, a melhor forma de acompanhar os descontos é através do site Picodi ou a página da "Black Friday Global".

Adidas

Na Black Friday não há como falhar nas promoções da marca de ténis Adidas. A marca vai criar uma subpágina dedicada às promoções que podem ir até aos 50% e incluem ainda cupões promocionais até aos 30% ou 40% de desconto. 

Há ainda mais uma forma de poupar nas compras na Black Friday da Adidas — que vai desde 29 de novembro até à Cyber Monday, a 2 de dezembro — já que a marca vai oferecer os portes de envio.

Apesar das datas já estarem estabelecidas, deve estar atento já que a marca pode começar a divulgar as primeiras promoções na semana antes do evento mundial.

Para ter a certeza de que as marcas não subiram os preços para depois apresentarem supostos descontos vantajosos, o melhor é recorrer a uma ferramenta de comparação de preços. A plataforma criada pela Deco para este efeito permite-lhe pesquisar pelo url ou nome da loja e produto.

Agência Abreu

Nem só de tecnologias e de roupa se faz a Black Friday. Esta é sempre uma boa oportunidade para comprar uma viagem por um preço mais reduzido. Neste caso as promoções começam mesmo na sexta-feira e prolongam-se até a 1 de dezembro. 

É preciso estar atento aos descontos da agência de viagens Abreu já que as reservas esgotam-se rapidamente. Além dos preços reduzidos, com promoções que podem ir até aos 45% em viagens nacionais e até aos 30% em pacotes internacionais, quem aproveitar estes preços tem a possibilidade de obter um cupão de até 25€ durante o período em que decorrem os saldos.

"Vale a pena comparar os preços de viagens em folhetos da Abreu pois os preços podem variar em cada evento que a agência de viagem organiza", alerta a Picodi, de forma a que não saia enganado ao comprar durante o período da Black Friday.

eBay

O registo é o mesmo de muitas marcas: a plataforma eBay vai ter promoções desde 29 de novembro até 2 de dezembro. Mas mais uma vez deve estar atento a eventuais promoções que podem ser anunciadas ainda antes da sexta-feira negra.

O que é que pode encontrar na Black Friday da eBay? Descontos até 80% de compra de vários artigos e alguns artigos podem estar com desconto apenas durante 24 horas, o que significa que é importante estar atento ao que aparece na plataforma. 

Os descontos abrangem várias categorias, desde os artigos de desporto, roupa ou produtos de beleza.

Prozis

Este é o momento mais aguardado por muitos adeptos de desporto que frequentemente estão a comprar proteínas para fazer o seu shake e as manteigas de amendoins cruchy ou smoth de 1 quilograma.

Isto porque a Prozis também vai aderir à Black Friday, com promoções que vão desde dia 29 de novembro até dia 2 de dezembro, e durante este período as ofertas diferem. Na sexta-feira pode aproveitar o cupão promocional entre 50% e 60% de desconto, e na Cyber Monday os descontos mantêm-se mas descem para 20% ou 30%.

Estes cupões são de dois tipos: um desconto direto no valor da encomenda que fizer no momento e no outro tipo de cupão o valor fica acumulado na sua conta de cliente e é descontado na próxima compra. Há ainda uma outra forma de poupar. É que na loja online vai encontrar alguns produtos com promoções diretas. 

Tenha em atenção que os cupões têm um prazo de validade, devendo por isso estar atento se não passa do dia em que pode aproveitar para poupar algum dinheiro.

Salsa

Da Black Friday à Cyber Monday a Salsa vai ter descontos que começam nos 20%. Além dos descontos nos artigos, não vai ter de pagar os portes de envio quando fizer as compras online no site da marca.

E não pense que os saldos da Salsa vão ser apenas nas calças de ganga. Todos os artigos da loja vão estar com descontos, por isso pode começar já à procura das peças que gostava de ter para no momento em que as promoções forem lançadas, não lhe escapar nada do que precisa. 

Se este ano os saldos da Black Friday forem semelhantes aos do ano passado, vai ainda poder usufruir de 30% + 20% de desconto nos artigos das lojas outlet da Salva.

Tezenis

Num dia normal, comprar lingerie é algo que muitas pessoas acham um desperdício de dinheiro. Mas a redução de preços pode ser um bom pretexto para renovar a gaveta com novos conjuntos.

Na Tezenis os descontos começam a 29 de novembro e vão até à noite de 2 de dezembro. Durante este período, a marca vai ter descontos até 50% em vários artigos — desde a lingerie, até aos pijamas — e pode ainda aproveitar esta altura para fazer a encomenda online, já que os portes são grátis.