Pode não ser igual ao ambiente do típico filme de Hollywood, mas promete ser uma experiência única para quem quiser viver o Natal num país que o leva muito a sério. É que o Pai Natal da Finlândia está à procura de ajudantes e as inscrições já abriram para quem se quiser candidatar. É um trabalho pago e está aberto a todas as pessoas que vivam na União Europeia e saibam falar inglês.

O anúncio é feito pela Lapland Staff, uma empresa especializada na organização de atividades na região da Lapónia, que diz estar à procura de um elfo de Natal que seja capaz de entreter e servir como guia a todos os visitantes que procurem um Natal mágico.

Mas há requisitos a preencher, principalmente de caráter social, para quem quer ocupar este cargo, tal como explica a organização AMAVA, responsável pelo recrutamento no seu site oficial. "Um bom elfo é uma pessoa enérgica, extrovertida, positiva e com boas skills sociais. É necessário dominar o inglês e saber outras línguas, como o francês, o espanhol ou o alemão, pode revelar-se útil", lê-se.

Capital do Natal. Tudo o que poderá fazer no Parque de Natal de 70 mil m2 de Algés
Capital do Natal. Tudo o que poderá fazer no Parque de Natal de 70 mil m2 de Algés
Ver artigo

Mas se a ideia de ser um elfo e ajudante do Pai Natal não lhe agradar, a organização tem outras vagas por preencher. Pode candidatar-se a guia turístico, instrutor de atividade física dentro do mercado de Natal da Lapónia, cozinheiro ou ainda assistente das atrações de neve.

Além de boas competências sociais e a capacidade de lidar bem com crianças e jovens, a organização pede ainda que todos os candidatos tenham um passaporte válido para as viagens de ida e volta. As candidaturas estão abertas entre novembro e dezembro e podem ser feitas através do site oficial da organização.

Além de trabalho remunerado, a Lapland Staff oferece ainda uma listagem de várias experiências em regime de voluntariado.