Quase metade da população adulta já foi insultada ou humilhada devido ao peso, o tipo de cabelo ou até o tamanho dos pés. Pelo menos é esta a conclusão de um novo inquérito, publicado pelo jornal britânico "The Independent",  que analisou as respostas de mais de duas mil pessoas.

Segundo os resultados obtidos, 56% dos participantes revelaram ter sido alvos de comentários ofensivos só em 2018. Os dados confirmam que o peso é a característica mais usada quando o objetivo é fazer troça de alguém. Na verdade, seis em dez participantes confirmaram isso mesmo ao dizer que de todos os insultos que já tinham recebido, os mais frequentes tinham que ver com o peso.

Mas o mesmo jornal escreve ainda que há outros elementos dos corpo a serem criticados: "A pele, o cabelo e a altura também são elementos de crítica e um em dez participantes diz já ter recebido comentários sobre o tamanho dos pés ou até das sobrancelhas."

Segundo Zoe Griffights, especialista em nutrição e bem-estar e diretora da empresa WW, estes dados mostram que há cada vez mais pessoas a não ter orgulho no seu corpo devido aos comentários que ouvem diariamente.

"É claro que há muitas pessoas a terem dificuldades em aceitar o seu corpo, muito devido aos comentários que ouvem ou leem. E isso é lamentável. A nossa empresa repudia qualquer forma de body shaming que possa surgir, seja em que contexto for — como nos media, no local de trabalho, na área médica ou até em relações que as pessoas vão estabelecendo entre si."

16 peças "plus size" da Kiabi para este outono/inverno
16 peças "plus size" da Kiabi para este outono/inverno
Ver artigo

É que a mesma empresa garante que este tipo de comentários depreciativos podem surgir em relações amorosas, de amizade ou familiares.

"Em relações de amizade, os amigos são quem são mais propícios a comentar a aparência do colega. E duas em cada cinco pessoas fizeram saber que se sentiram inseguras, envergonhadas e humilhadas depois deste tipo de experiências", escreve a mesma publicação.

No entanto, o mesmo inquérito revela ainda que o surgimento de modelos plus size em campanhas de publicidade fez com que houvesse cada vez mais pessoas a sentirem-se confiantes no seu corpo.