O pedido de casamento. A sua namorada pode até dizer que nem pensa (muito) no assunto, mas prepare-se — o seu pedido vai ter de competir com todos os pedidos dos filmes românticos que a sua ela já viu — e apostamos que foram muitos.

Nessa parte não o podemos ajudar, mas temos conselhos para que nada falhe no momento de lhe colocar o anel de noivado no dedo. Joana Mota Capitão é designer de joalharia e contou à MAGG quais são as perguntas que normalmente faz aos seus clientes antes de fazer o anel de noivado — e que todos os futuros noivos devem saber responder.

Anel de noivado - designer Joana Capitão

"Uma coisa bastante importante é a medida do dedo da futura noiva", começa por explicar a designer. Além de ser fundamental para a elaboração do orçamento, não haverá dúvidas na altura de colocar o anel no dedo da noiva — ele vai servir perfeitamente.

Se não sabe a medida, Joana Mota Capitão ensina duas técnicas para conseguir descobrir o número. A primeira é "roubando um anel que a namorada use sempre no dedo anelar", mas por vezes isto pode estragar o fator surpresa "porque as mulheres são muito perspicazes e nada lhes escapa", confessa a designer. Outra alternativa é colocar esse anel nos seus dedos e tentar perceber em qual dele é que o anel serve — pode servir no dedo mindinho ou ir até à dobra do dedo indicador, por exemplo.

Outra coisa que deve saber antes de comprar o anel de noivado são os gostos da sua namorada. Todas as mulheres são diferentes e têm, por isso, gostos diferentes. "Há mulheres que gostam de joias mais elaboradas e há outras que preferem a típica memória ou solitário", explica Joana. "Nunca me aconteceu fazer um anel que a noiva não goste, mas isso é porque eu tento saber sempre o máximo sobre elas".

Anel de noivado - designer Joana Capitão

Agora uma pergunta mais fácil: há quantos anos namoram? Esta pergunta é importante para a designer porque ajuda a saber, por exemplo, quantas pedras coloca no anel, ou um outro pormenor que pode simbolizar esse número.

Tente também descobrir que cores é que a sua namorada gosta em joias. "Faço muitos anéis com diamantes, mas as safiras e esmeraldas também são muito usuais", conta Joana Mota Capitão. É importante tentar perceber qual é a cor e a pedra preferida da namorada para que esta goste de usar o anel no seu dia a dia.

Esboços de anéis de noivado - designer Joana Capitão

Outra informação importante para a designer é a profissão da futura noiva: "Há profissões, como médicas ou veterinárias, que têm condições especiais no que toca a anéis. Nesses, o tipo de cravação não pode ser em garra porque pode prender à roupa".

"Por outro lado, enquanto que há mulheres que gostam de anéis elaborados, e eu posso dar asas à minha criatividade, há outras que gostam de coisas mais discretas e que possam facilmente usar no dia a dia".

As respostas dos noivos são sempre bastante importantes durante o processo de criação do anel, porque, "consoante as respostas do noivo, vou fazendo uma seleção das coisas que posso ou não usar".

Se quer reduzir ao orçamento, há sempre a opção de reciclar peças em ouro que tenha em casa e já não usa, ou para reutilizar peças com valor sentimental. "Eu reciclo muito ouro", conta Joana. "Além de reduzir o orçamento, há muitas peças com valor sentimental que estão paradas em casa desnecessariamente".

Anel de noivado - designer Joana Capitão

Quanto ao valor dos anéis de noivado, há uma enorme variedade de preços: "Já fiz anéis de noivado que custaram 300€ e já fiz a custarem 2000€, depende muito das pedras que se utilizam, da grossura do dedo e do desenho do anel", diz.