Keanu Reeves tem 55 anos e um novo relacionamento depois estar solteiro durante quase 20 anos. O ator de Hollywood, mais conhecido pelo filme “Matrix“, mostrou que estava numa relação com a artista Alexandra Grant, de 46 anos, ao aparecer de mãos dadas este sábado, 2 de novembro, na gala LACMA Art + Film By Gucci, em Los Angeles.

Mas há algo nesta relação, não confirmada oficialmente por nenhum dos membros do casal, que tornou o assunto viral no Twitter, colocando Reeves nas tendências. Começamos pelos tweets que felicitam o novo namoro.

“Não sei porque é que estou tão feliz pelo facto de Keanu Reeves ter uma namorada (que tem nada mais nada menos do que a idade apropriada). Não conheço este homem pessoalmente. Mas o que lhe aconteceu é mau e ele merece ser feliz”, comenta uma seguidora, dando já alguns indícios da discussão que se instalou na rede social.

@AngryBlackLady/Twitter

“Claro que Keanu tem uma namorada apropriada para a idade. Ele é um bom homem”, refere a crítica de filmes Britt Hates no Twitter, em reação a um artigo do jornal “Daily Mail“. E o humorista Travon Free brincou: “Vi as fotos e pensei que Keanu Reeves namorava com Helen Mirren. [Relação] que eu também teria apoiado”, refere.

Toda a gente ficou feliz por Keanu Reeves ter arranjado uma namorada. Desde a morte da última namorada conhecida, Jennifer Syme, que o ator parecia entregue à solidão. Só que a notícia levantou outra discussão: a forma como as diferenças de idades são analisadas conforme falamos de um homem ou de uma mulher.

“Keanu Reeves está a ser falado porque decidiu namorar uma mulher, a artista Alexandra Grant, da sua faixa etária. Ela tem 46 e Keanu 55 anos. Isto também diz muito sobre a forma como as mulheres são tratadas e o facto de tantas pessoas ficarem surpresas por uma mulher com mais de 40 anos não pintar o cabelo”, comenta no Twitter o jornalista Yashar Ali.

A trágica história de amor entre Keanu Reeves e Jennifer Syme

Todos os comentários que têm surgido giram à volta da idade do casal, que tem uma diferença de nove anos, e do sexismo em Hollywood.

“Se as idades mudassem e Grant tivesse 55 anos em vez de 46, as pessoas iriam ver a situação de forma diferente”, disse ao canal “NBC News” Sharon Marcus, professora na Universidade da Columbia e autora do livro “The Drama of Celebrity“, publicado este ano.

A autora acrescenta que Keanu Reeves está a ser tratado como “rei e príncipe por namorar com uma mulher com mais de 25 anos, porque os homens são classificados de forma diferente e são elogiados por serem moderadamente decentes”, acrescenta a professora ao jornal.

Marcus conclui a teoria dizendo que “quando uma celebridade como Keanu Reeves sai com uma mulher mais velha que não pinta o cabelo, algumas pessoas pensam que ele deveria receber um prémio Nobel feminista”, criticando o facto de várias pessoas aplaudirem a relação por ser algo fora do normal e que deve ser louvado.

Não é a primeira vez que as relações de Reeves com as mulheres são comentadas nas redes sociais. No início do ano, quando apareceu em fotografias ao lado de várias mulheres foi possível notar um padrão: em nenhum caso ele toca com a mão nas costas das mesmas. A situação também se tornou viral, num tweet com mais de 397 retweets e 82 mil gostos.

4 fotos

A professora e autora do livro sobre as celebridades, referiu ainda à “NBC News” que a nova relação provou um debate polémico porque as pessoas estão habituadas a que as celebridades abusem do seu poder. Além disso, diz, o facto de Reeves ser respeitador faz das suas atitudes um ato notável.

“Sem dúvida que há um culto sobre juventude em Hollywood, mas as pessoas têm o direito de namorar quem quiserem”, conclui Miller.