No Dia Mundial do Cinema, que se celebra esta terça-feira, 5 de novembro, é importante recordar que muita da nossa cultura vem das produções cinematográficas. Os filmes podem ser representações, é verdade, mas são um espelho da realidade em que vive uma determinada sociedade. Já para não falar das histórias verídicas que só conhecemos porque foram retratadas em filme.

Frases icónicas como "o meu nome é Bond, James Bond" são já consideradas cultura geral. O cinema faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas, e com o aparecimento de plataformas de streaming é difícil encontrar alguém que não tenha visto pelo menos um filme no último mês. Pelo menos.

Os 40 filmes mais vistos de sempre em Portugal
Os 40 filmes mais vistos de sempre em Portugal
Ver artigo

Pode até já não haver a tradição de nos deslocarmos até ao cinema, pedir pipocas e sentarmo-nos ao lado do senhor que vai chorar o filme todo, mas o cinema não está a morrer. Pelo contrário, está em crescimento constante porque consumimos filmes sem parar, à distância de um clique. Mas será que sabemos os básicos dos básicos?

Todos os fãs de cinema têm obrigação de acertar pelo menos 10 destas 15 frases famosas de filmes. Preparado para o teste?