Desde sempre permanece a dúvida: há segredos para manter um casamento duradouro? Como é que se chega às bodas de ouro com um casamento estável? Não há uma resposta direta para estas perguntas, e a verdade é que os divórcios continuam a acontecer e há cada vez mais pessoas a simplesmente optar por não casar.

Prova disso são os últimos dados da PORDATA. Em 10 anos a taxa de divórcio por cada 100 casamentos aumentou 10% em Portugal, o que representa uma taxa de 64,2% em 2017 (os últimos dados divulgados). Já a taxa de casamentos diminuiu, passando de um total de 46.329 em 2007 para 34.637 em 2018, de acordo com os últimos dados. 

Mas há uma forma de entender o divórcio. A poeta Taylor Myers fez uma publicação no Tumblr sobre o seu medo em relação ao amor, mais precisamente sobre o medo de que as relações não deem certo, tema que se tornou viral na plataforma.

"Muitas pessoas perguntam-me qual é o meu maior medo ou o que é que mais me assusta. E eu sei que esperam uma resposta como medo de alturas, espaços fechados ou de pessoas vestidas como animais, mas como dizer-lhes que quando tinha 17 anos participei numa aula chamada 'Relationships For Life' e aprendi que a maioria das pessoas se apaixona pelas mesmas razões pelas que acabam [a relação]", começa por expressar Taylor Myers.

A escritora continua o texto dizendo ainda que tem medo de se tornar feia e que isso influencie a forma como alguém que a amava passe a vê-la. Mas apesar dos medos, Taylor retirou uma lição da aula que assistiu, até porque a professora a pôs a pensar numa questão: "O amor é um sentimento ou é uma escolha?". Depois da pergunta, os alunos, ainda adolescentes, disseram que era um sentimento, conta Taylor na publicação do Tumblr. Só que a professora disse que os alunos que se apegassem a essa ideia, nunca teriam um relacionamento duradouro.

Para que os alunos percebesses o que queria dizer, a professora pediu-lhes que entrevistassem vários adultos, casados ou não, sobre o seu percurso de casamento — se era duradouro ou se tinha falhado. Além desta questão, Taylor Myers perguntou se o amor era uma emoção ou uma escolha.

Alivia a dor, gera amor e combate o excesso de peso. 10 formas como a oxitocina atua no nosso corpo
Alivia a dor, gera amor e combate o excesso de peso. 10 formas como a oxitocina atua no nosso corpo
Ver artigo

Nesta pequena investigação, a maior parte das pessoas referiu que foi uma escolha. "É algo que se escolhe para trabalhar todos os dias com uma pessoa que escolheu a mesma coisa", refere Taylor na publicação do Tumblr sobre as conclusões que tirou das entrevistas.

Além disso, todos disseram que num momento do casamento já sentiram que o amor tinha desaparecido e que não eram felizes. Os entrevistados acrescentaram ainda que devido ao facto de os sentimentos das pessoas estarem sempre a mudar, não é possível construir uma relação duradoura com uma base instável.

É por isso que o trabalho diário revela-se fundamental e implica coisas como uma boa comunicação entre o casal de forma a identificar o que está mal para poder ser corrigido. Mas há quem não consiga fazer com que as soluções encontradas deem certo, e é aí que entra o divórcio.

"Desde aquela aula, aquele projeto, nunca mais olhei para os relacionamentos da mesma maneira. Entendi porque é que os casamentos combinados têm sucesso. Descobri a diferença de sentimentos e compromissos", refere a poeta na rede social e continua a descrever aquilo que constatou sobre as suas próprias relações.

"Escolhi as pessoas que estavam comprometidas em escolher-me, dedicadas a encontrar algo para adorar, mesmo nos dias mais feios", refere. Esta nova perspetiva fez com que Taylor deixasse de ter medo do amor.

"Já não tenho medo do dia em que alguém que jurou que eu era o seu universo, deixe de ver as estrelas nos meus olhos, desde que escolham continuar até se encontrarem novamente", conclui a escritora.