Quando vai a uma Zara ou a uma Primark, a intenção é entrar, dar uma vista de olhos nas novidades e encher o saco de compras pelo menor valor possível, certo? Acreditamos até que, dentro destes gestos quase automáticos, nunca tenha parado para pensar na história destas marcas, em quem são os seus fundadores e apostamos até que nem sabe qual o país de origem de algumas das roupas que enchem o seu armário.

Saiba, no entanto, que o nome das marcas está muitas vezes relacionado com a origem, o nome do fundador ou uma história marcante referente à sua formação. Como é o caso do IKEA: o nome é a junção das iniciais do nome do fundador,  Ingvar Kamprad, com as iniciais da vila e da fazenda onde cresceu, Elmtaryd e Agunnaryd.

E a marca de relojoaria Rolex? Hans Wilsdorf tentou combinar várias letras numa palavra que soasse bem em qualquer idioma. Mas foi numa viagem de comboio por Cheapside, em Londres, que alguém sussurrou ao seu ouvido aquele que viria a ser o nome da marca: Rolex.

Por isso, se está convencido de que sabe a origem de todas as marcas pelo nome, desengane-se. Este quiz é só para os fãs de marcas. Se é uma dessas pessoas, avance e teste os seus conhecimentos.

.