Não há dúvidas de que sabe que esta semana só trabalha quatro dias e se calhar até já anda a planear como aproveitar o feriado. Mas tem a certeza de que sabe o que se celebra esta sexta-feira, 1 de novembro, e o porquê de ser feriado?

Este até pode ser fácil de adivinhar, uma vez que nas montras de todas as lojas há teias de aranha e abóboras que tentam criar um ambiente assustador para o Halloween. E como a noite de 31 de outubro antecipa sempre o Dia de Todos os Santos, quase todos sabem que o primeiro dia de novembro é dedicado a relembrar aqueles que já morreram.

Quiz. Acha que conhece expressões regionais portuguesas? Então tem de adivinhar pelo menos 25 destas 32 expressões
Quiz. Acha que conhece expressões regionais portuguesas? Então tem de adivinhar pelo menos 25 destas 32 expressões
Ver artigo

Na tradição portuguesa muitas pessoas vão à missa neste dia, de onde parte uma procissão até ao cemitério, ou vão apenas deixar flores e velas junto das lápides. Este dia é também conhecido como Dia de Pão por Deus, mas a tradição já não é o que era e são já poucas as crianças que saem à rua para recolher castanhas, nozes, figos ou doces.

Mas voltemos à questão inicial: será que sabe o porquê de não trabalhar nos restantes feriados do ano? Um verdadeiro português devia sabê-lo, até porque estão ligados à nossa história e servem para celebrar um acontecimento. Faça o teste.