Identificar as calorias das opções de comida em restaurantes de fast food pode contribuir para a redução do consumo elevado de alimentos muito calóricos. Pelo menos é esta a conclusão de um novo estudo realizado pelos investigadores da Universidade de Harvard, em Massachussets, nos Estados Unidos, que dizem que a identificação das calorias das refeições tem impacto nos hábitos de consumo dos clientes à mesa.

A investigação, que foi publicada no jornal de medicina "The BMJ", contou com a análise do número de vendas de 104 cadeias de restaurantes nos Estados Unido pré e pós-identificação das calorias das várias opções disponíveis nas cadeias de fast food.

Depois de analisar mais de 50 milhões de transações entre abril de 2015 e abril de 2018, os investigadores concluíram que o facto de as comidas terem o número de calorias explícito nas embalagens conduziu a uma redução de 60 calorias por cada transação que era feita.

Quiz. Tem noção de quantas calorias tem cada alimento que consome?
Quiz. Tem noção de quantas calorias tem cada alimento que consome?
Ver artigo

O mesmo estudo concluiu ainda que este decréscimo de calorias esteve associado ao facto de vários clientes acabarem a comprar menos produtos, ao invés de optar por opções que tivessem um elevado valor calórico. No entanto, o valor da redução subiu cerca de 0,71 calorias por transação ao longo dos anos seguintes.

Ou seja, nas últimas fases da investigação a redução de 60 calorias por cada pedido passou para as 23 calorias por cada pedido num determinado restaurante.

Apesar do valor da redução ter sido baixo e pouco significativo na última fase do estudo, os investigadores garantem ao jornal britânico "The Independent" que esta medida pode ter um grande impacto a longo prazo.

"Embora os resultados desta investigação possam desapontar, a redução de consumo de calorias pode ter um impacto significativo na população a longo prazo. O tema da obesidade é complexo e só pode ser abordada de forma multifacetada", explica um dos investigadores.

Sabe quantas calorias têm 12 castanhas? Muitas. Mas não deixe de as comer, pela sua saúde
Sabe quantas calorias têm 12 castanhas? Muitas. Mas não deixe de as comer, pela sua saúde
Ver artigo

E continua: "Isto só é possível se houver uma abordagem multifacetada em que a identificação dos valores calóricos e nutricionais de cada alimento estão explícitos nas embalagens."

Ainda ao mesmo jornal, o Departamento de Saúde e Segurança Social do Reino Unido diz que o objetivo de identificar as calorias, através de etiquetas, é "garantir que as pessoas têm informação clara e precisa sobre a comida que vão ingerir porque só assim serão capazes de fazer escolhas saudáveis".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.