Fígado, estômago, pulmões, intestino grosso e intestino delgado. É no 1.º ciclo que as crianças começam a aprender mais sobre o corpo humano, mas há ossos, órgãos e membranas que só no ensino secundário ou na universidade é que são mencionados. Quando o são: há elementos do nosso organismo que só mesmo os médicos é que sabem, uma vez que têm funções tão específicas que não fazem parte da cultura geral.

Sabia que todos os dias o seu coração bate cerca de 100 mil vezes ou até que é capaz de bombear 5,5 litros por minuto? Sabia que o ácido do seu estômago pode dissolver uma moeda? É verdade, mas estas não são informações indispensáveis para o nosso dia a dia.

Dói-lhe o hálux? Nomes estranhos de partes do corpo igualmente estranhos ou nem por isso
Dói-lhe o hálux? Nomes estranhos de partes do corpo igualmente estranhos ou nem por isso
Ver artigo

Mais importante é saber onde se situa o coração, as trompas de falópio ou até a próstata. Assim, em situações do quotidiano, sabe que se lhe doer a barriga, provavelmente está relacionado com o estômago.

Será que consegue adivinhar a que correspondem as imagens que reunimos? Algumas só os médicos irão conseguir adivinhar. Ou será que não? Faça o teste.