Se há sonho que quase todas as pessoas partilham é acordar com vista para o mar, e de preferência, despertar com o barulho da rebentação das ondas. Foi a pensar nesta experiência que surgiu o Les Suites at The Cliff Bay no Funchal, uma extensão do hotel de cinco estrelas The Cliff Bay, localizado junto à Estrada Monumental.

Seja para fazer uma escapadinha a dois ou para levar a família, há espaço mais do que suficiente para todos na nova ala com 21 suites de luxo. Isto porque pode escolher um suite normal ou uma suite duplex.

Como o próprio conceito e as cinco estrelas exigem, a suite está dividida em vários espaços amplos, todos eles com detalhes modernos e a pensar no conforto: como o hall, o quarto de dormir, closet, sala de estar, casa de banho em mármore e varandas com vista privilegiada para o oceano Atlântico.

Há varandas que são substituídas por jardins privados, com uma vista igualmente surpreendente, que fazem parte das nove suites no piso térreo do Les Suites at The Cliff Bay.

Ao contrário do que normalmente acontece, na suite duplex não tem de andar escada acima e abaixo para aceder aos dois pisos — que estão divididos numa zona social e outra de dormir. É que há um elevador privado dentro do quarto que permite poupar as pernas na hora de dormir.

Elevador da suite duplex

Mas o que é que difere esta nova ala de suites dos restantes hotéis do grupo PortoBay, que só na ilha da Madeira tem sete unidades hoteleiras? Além do luxo das suites, pode ir até à piscina infinita (de água aquecida) e até aos jardins que estão em volta do edifício com as novas suites.

Os hóspedes do Les Suites at The Cliff Bay podem ainda aceder às duas casas centenárias do hotel The Cliff Bay, através de um corredor interior que liga as suites ao hotel.

Conheça o hotel de luxo no Dubai onde Cristina Ferreira passou férias
Conheça o hotel de luxo no Dubai onde Cristina Ferreira passou férias
Ver artigo

O acesso a ambos os espaços permite que durante o dia possa desfrutar da piscina com uma vista de cortar a respiração e ao final do dia descansar nas suites.

Se não é pessoa de ficar no quarto, não faltam outras opções de lazer. Uma delas são os lounges e o ginásio com sala de pilates, se quiser preparar a resistência para as caminhadas que vai fazer a descobrir a ilha. 

Depois de gastar algumas calorias, há duas formas de recompensar o esforço: uma delas é o novo restaurante Avista, ou o já bem conhecido Il Gallo d´Oro, no CliffBay, que tem duas estrelas Michelin e serve os pratos do Chef francês Benoît Sinthon desde 2004.

O ocidente e o oriente juntam-se num só restaurante

O menu do restaurante Avista divide-se em três conceitos gastronómicos: o menu mediterrânico, o asiático e o de petiscos. O primeiro é aquele que já estamos familiarizados, mas tem a particularidade de oferecer um prato com raízes literalmente portuguesas, sob orientação do chef João Luz.

Isto porque os ingredientes são de produção local, como os legumes da horta do grupo PortoBay ou os peixes da costa portuguesa. Estas são apenas algumas das iguarias preparadas em forno Josper, cujo resultado final se faz notar no sabor da brasa e na textura suculenta. Claro que no menu não podiam faltar também as lapas e o bolo do caco da Madeira.

Quem já viajou até ao Funchal para aproveitar a nova ala com suites de luxo, pode fazer mais um pequeno trajeto até à cozinha do oriente. O Avista associou-se ao conceito japonês de "raw food", ou seja, alimentos crus (mas também locais) — como o sushi, o sashimi e o ceviche.

Mas se procura conforto para os dias que começam a ficar cada vez mais frios, pode experimentar os pratos quentes asiáticos que incluem opções como a poke bowl ou o ramén. É a chef Luísa Castro quem está à frente de todos os pratos da carta asiática.

Se quiser algo mais leve depois de um dia a experimentar as maravilhas gastronómicas da Madeira, pode simplesmente partilhar alguns petiscos nos lounges do hotel, acompanhados de um copo de vinho ou um cocktail assinado pelo barman premiado Eusébio Silva.

Toda a degustação no restaurante Avista é feita num ambiente de cores neutras, que fazem destacar a paisagem para o mar que envolve a ilha da Madeira. A arte não se faz só à mesa com os pratos dos chefs, mas também no mural de azulejaria de Meinke Flesseman, e no painel do fotógrafo Henrique Seruca, que envolve o restaurante.

Quanto ao valor de uma noite no hotel este difere consoante a época — baixa, média, alta ou em alturas festivas como a passagem de ano — mas o custo de uma suite para um casal pode começar nos 448€ por noite.

A mais cara é a Master Suite, cujo valor vai até aos 1.380€, está equipada com dois quartos de dormir, kitchenette e uma varanda ampla.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.